Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Moçambique – Porto da Beira reabilita e amplia cais e instalações de pesca

Porto da Beira manuseará 70 mil toneladas de pescados

O Governo moçambicano, representado pelo ministro das Finanças, Manuel Chang, e o Embaixador da República Popular da China em Moçambique, Li Chunchua, em representação do Governo da China, assinaram esta quarta-feira (10) o acordo de enquadramento do projecto de reabilitação do Porto de Pesca da Beira.

O acordo ora assinado entre os dois governos cria condições para a implementação do projecto orçado em cerca de 120 milhões de dólares americanos, valor disponibilizado a crédito concessional pelo Eximbank da China.

As obras da infra-estrutura portuária consistem na reconstrução do caís industrial, particularmente na costa para a atracagem de barcos, no aumento da capacidade de manuseamento e processamento do atum pescado na costa moçambicana.

Intervindo na ocasião, o Ministro das Finanças, Manuel Chang, referiu que “este acordo vai contribuir para o pleno funcionamento do Porto no que diz respeito a capacidade dos meios de refrigeração e armazenamento, bem como de manuseamento de pescado, estimulando dessa forma a economia na zona centro do país.”

Com uma capacidade actual de 40 mil toneladas de processamento de pescados, com a reconstrução, a infra-estrutura passará a manusear uma produção anual de produtos pesqueiros na ordem de 70 mil toneladas.

O Embaixador da República Popular da China em Moçambique, Li Chunchua, destacou que o seu país está disposto a fazer esforços para ampliar cada vez mais a cooperação com Moçambique em diversas áreas, “uma cooperação que se traduz numa amizade tradicional entre os dois países.”

Os dois intervenientes foram unânimes em afirmar que a implementação deste projecto trará uma mais-valia ao crescimento económico do país e ao comércio da região austral de África.

Adriano Chiluvane, representante do Ministério das Pescas, disse que o financiamento vai permitir a reconstrução do caís industrial que passará a receber 16 embarcações, aumentando dessa forma a capacidade de manuseamento.

Chiluvane destacou ainda que o projecto trará implicações positivas para as exportações no porto.

“Mais proximamente, o porto de pesca da Beira vai ter a função de manusear o atum. Provavelmente, nessa altura vamos ter que fazer o processamento do atum contribuindo para o aumento das exportações deste pescado.”

Nos últimos anos, a China tem-se tornado um parceiro estratégico de Moçambique. Só no período compreendido entre 2013-2015, o país registou um volume constante de 11 projectos que totalizam 1.4 biliões de dólares financiados pela China.

Entre eles destacam-se a construção do edifício da presidência, o financiamento da estrada nacional número seis (Beira-Machipanda), Aeroporto Internacional de Mavalane, Estádio Nacional do Zimpeto, entre outros.

Moçambique conta com três portos, nomeadamente, de Maputo, da Beira e de Nacala. Judite Lopes – Moçambique in “Realmoz”

Sem comentários:

Enviar um comentário