Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nicarágua – População e ambientalistas manifestam-se contra o canal interoceânico

Os habitantes da cidade de Rivas manifestaram-se contra o futuro canal interoceânico da Nicarágua, obra que vai ter início no próximo mês de Dezembro de 2014 e que será construído por um consórcio chinês liderado pela empresa HKND Group. A obra que no final do ano de 2013 estava orçada em 30 mil milhões de euros, foi posteriormente alterada para 40 mil milhões e no último mês actualizada em 50 mil milhões de euros.


A cidade de Rivas, junto ao maior lago de água doce da América Central, encontra-se perto do local onde está projectado o canal e as suas populações estão preocupados em serem despojados das suas terras e têm o apoio das associações ambientalistas que receiam alterações profundas no meio ambiente, como a mais que provável contaminação da água doce do lago e os seus efeitos nefastos para a agricultura e pesca da região, principal meio de subsistência da população.


O canal da Nicarágua terá 278 km de comprimento, uma largura que varia entre os 83 metros e os 520 metros e uma profundidade de 30 metros, ligará a localidade de Brito no oceano Pacífico à foz do rio Punta Gorda no lado do oceano Atlântico, atravessando o lago Cocibolca de água doce numa extensão de 105 km. O canal da Nicarágua é um projecto que pretende unir o oceano Pacífico com o mar das Caraíbas, é concorrencial ao canal do Panamá e com uma capacidade três vezes superior a este. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário