Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Portugal – Era uma vez uma escola

Era uma vez uma escola, tinha sido construída em meados do séc. passado num projecto intitulado Plano dos Centenários, que levou à construção de milhares de escolas espalhadas por todos os locais mais recônditos de Portugal, integrado nas comemorações dos 800 anos da Fundação do país e dos 300 anos da Restauração de Portugal.


As escolas foram construídas baseadas em projectos-tipo que mantinham a traça e os materiais mais usuais na região. Construídas com pouco dinheiro, cumpriram a sua tarefa, duraram no tempo e ensinaram os jovens da época, hoje os mais altos dirigentes de Portugal.


Conforme a região um arquitecto projectava as escolas, cabendo por exemplo ao arquitecto Eduardo Moreira Santos, autor do símbolo que acompanha o blogue “Baía da Lusofonia”, os Projetos da Direção dos Edifícios Nacionais de Lisboa que planeou as escolas Tipo Ribatejo, Tipo Estremadura e Tipo Alto Alentejo.


A história da escola que comecei a contar foi projectada pelo arquitecto Joaquim Areal e depois de muitos anos de serviço, as autoridades locais recuperaram-na tendo gasto cerca de cem mil euros para a rejuvenescerem e dar a qualidade há muito perdida.

Há três meses a escola foi reinaugurada para servir os jovens da terra, aqueles que conseguem resistir à desertificação imposta por más políticas vindas do poder central, mas funcionou apenas uma semana. Foi encerrada.


Os jovens agora vão percorrer cerca de 50 quilómetros para irem a uma outra escola, normalmente de construção original recente, considerada de boa qualidade para a aprendizagem, mas que depois são notícia na comunicação social por chover dentro das salas de aula.


Que dirão os portugueses na diáspora, que dirão os cidadãos lusófonos espalhados por todo o globo, da forma como em Portugal se gasta o dinheiro público, da maneira como se tratam os jovens portugueses que se pretendem estar inseridos numa cultura dita europeia? Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário