Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Portugal – Inovação em cirurgia da mão

Cirurgião português exporta técnica inovadora para tratar doenças da mão

A técnica inovadora e um conjunto de instrumentos cirúrgicos desenvolvidos por um cirurgião ortopedista português para o tratamento do Síndrome do Túnel do Carpo (STC) está a atrair a atenção dos mais conceituados especialistas mundiais em cirurgia da mão.

Depois de a aplicar com uma taxa de sucesso muito próxima dos 100% em mais de 180 pacientes portugueses, Dinis Carmo, o autor desta inovação mundial que permite uma considerável diminuição das dores incapacitantes a nível da palma da mão que caracterizam o período pós-operatório da patologia, está prestes a exportá-la para cinco países.

Os instrumentos cirúrgicos foram alvo de um processo de patente apresentado junto da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) em todos os países da União Europeia, bem como no Brasil, Austrália, Canadá, Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, México, Índia e Israel.

Após ter participado, no final de Março, no 34º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado em Maceió, onde apresentou a técnica e os instrumentos cirúrgicos que concebeu para tratamento da STC, Dinis Carmo foi contactado por responsáveis da Universidade Federal de São Paulo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e da Universidade Federal de Brasília, que pretendem utilizar o seu método e tecnologia.


“Fui igualmente contactado por dois distribuidores e por um grande fabricante, representante e distribuidor de material cirúrgico brasileiro, tendo em vista uma possível parceria, o que neste momento posiciona o Brasil como um país na linha da frente para ser o primeiro a nível mundial a registar uma utilização regular dos instrumentos e da técnica cirúrgica que desenvolvi”, revela Dinis Carmo.

De acordo com o cirurgião-ortopedista, que tem também sido contactado por diversos colegas provenientes de Santa Catarina, Porto Alegre, São Paulo e Salvador, a adaptabilidade dos instrumentos cirúrgicos que desenhou é o “segredo” que explica o grande interesse pelos seus inventos no Brasil.

“Este novo método é de uma grande simplicidade”

A STC é uma patologia da mão que afecta seis milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo mulheres a partir dos 35 anos de idade, e que se carateriza por fortes dores, formigueiros e adormecimentos nocturnos a nível do punho, mãos e dedos, decorrentes, na maioria dos casos, de actividades que implicam o uso repetitivo das mãos, como os teclados e os ‘ratos’ dos computadores – por isso é apelidada como uma “doença do século XXI”.

A inovação desenvolvida por Dinis Carmo permite a realização da intervenção cirúrgica sem cortes na palma da mão e sem recurso a instrumentos dispendiosos, facilitando uma cirurgia mais rápida e económica e proporcionando um período pós-operatório menos doloroso. A recuperação é mais rápida, existem menos efeitos secundários e reações adversas, e a cicatriz fica esteticamente próxima da perfeição, pois é efectuada a nível da prega palmar distal do punho, tornando-se praticamente indetectável após alguns meses.

“Este novo método é de uma grande simplicidade técnica, podendo ser realizado com um mínimo de experiência por parte do cirurgião, o que motivou o interesse de colegas de renome mundial, oriundos de Espanha, França, Itália, Suíça e Brasil, em avançar, desde já, com pedidos do conjunto de instrumentos necessários à cirurgia”, revela o cirurgião ortopedista do Porto.

“O facto de ser uma cirurgia guiada, através de uma incisão de apenas um ou dois centímetros, é uma clara mais-valia para o bem-estar do paciente pois, desta forma, evitam-se as dores pós-operatórias resultantes de incisões de dimensões apreciáveis e acelera-se a sua recuperação. Para mais, o facto de se dispensar a utilização de equipamento sofisticado e, por isso, muito dispendioso, permite que esta técnica possa ser praticada em larga escala”, conclui Dinis Carmo.

Passagem pela África do Sul

Dinis Carmo licenciou-se em medicina em 1976, tendo feito o seu curso na Faculdade de Medicina da Universidade do Coimbra.

Em Maio de 1982 ingressou no Serviço de Ortopedia do Hospital Baragwanath, Joanesburgo, República da África do Sul, onde esteve até Maio de 1987.

Em Maio de 1988 realizou o exame da especialidade de Ortopedia pela Ordem dos Médicos portuguesa (OMP), tendo sido aprovado por unanimidade, fazendo posteriormente a inscrição no Colégio da Especialidade de Ortopedia como médico especialista.

É desde 1994 director clínico e proprietário da Clínica Ortopédica Dr. Dinis Carmo, no Porto. In “Veja Portugal” – Portugal

CLÍNICA DR. DINIS CARMO
CONTACTO - Morada: Av. Boavista, 117, sala 306, 3º -  4050-115 Porto - Portugal
Telefone: +351 22 600 13 13 Fax: +351 22 600 64 01

Sem comentários:

Enviar um comentário