Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Brasil – Porto de Itajaí adapta-se aos novos tempos

A primeira de mais de 200 estacas de sustentação do novo cais recebeu concreto subaquático de alta resistência

A construtora Serveng Civilsan, empresa vencedora do processo licitatório para as obras de reforço e realinhamento dos berços 3 e 4 do Porto de Itajaí, deu início ao processo de concretagem das camisas metálicas (estacas). A primeira, de mais de 200 estacas de sustentação do novo cais, recebeu concreto subaquático de alta resistência, perfazendo a profundidade de 25 metros abaixo da linha d´água.

“Além dos tubulões metálicos, as estacas levam grande quantidade de ferragem e os 25 metros de concreto atendem perfeitamente as necessidades do projeto!”, explica o diretor Técnico do Porto de Itajaí, André Pimentel.

Em paralelo, a construtora dá continuidade aos serviços de limpeza e retirada de escombros subaquáticos da área da obra, bem como a continuidade na cravação das estacas. Inclusive, na tarde de ontem, foi retirado do fundo do rio uma viga de paramento, de grandes proporções, que estava submersa desde as enchentes de 1983.

Se o cronograma pré-estabelecido for seguido, a previsão da conclusão é para o segundo semestre de 2015. O investimento, em recursos da União, do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) soma R$ 117.044.665,91 e possibilitará que esse trecho de cais, de 490 metros, opere navios de maior porte e dimensão, assim como receba equipamentos mais modernos e de melhor performance, além de ter sua cota de dragagem ampliada de -10 para -14 metros.

Além do reforço do cais, os dois berços serão alinhados, o que possibilitará que grandes navios atraquem no local. Com o alinhamento, os berços 3 e 4 terão um cais contínuo de 490 metros, o que abre a possibilidade de operações de grandes cargueiros.

Com a obra, a SEP (Secretaria de Portos) prepara os dois berços para serem arrendados pela iniciativa privada, que dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários. In “Guia Marítimo” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário