Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Macau - Orquestra de Count Basie de visita à Região

A lendária Orquestra do Rei do Swing vai actuar a 7 de Dezembro de 2014, no Teatro do Venetian.

Hoje são 17 músicos e dois vocalistas, dirigidos por Scotty Barnhart. E pela primeira vez vem a Macau mostrar o seu estilo de jazz inconfundível.

Conhecida nos meios musicais como “The Swingengest Band in All the Land”, a orquestra fundada em 1935 por William James ‘Count’ Basie, um dos grandes ícones do jazz, foi já distinguida com um total de 18 prémios Grammy, continuando a actuar e a lançar novos álbuns depois da morte do seu fundador, em 1984.

Em toda a história do Jazz, só há mesmo um líder de uma banda cuja orquestra tenha continuado a dar espectáculos em todo o mundo, em salas esgotadas, com músicos pessoalmente escolhidos por si, trinta anos depois da sua morte. Como pianista e como líder de uma banda, William Count Basie foi e continua a ser uma instituição americana, que personifica a grandiosidade e a excelência do jazz.

Desde Setembro do ano passado, a orquestra é dirigida por Scotty Barnhart, um prestigiado trompetista, compositor, professor e autor de arranjos musicais, ele próprio já distinguido com dois Grammys. Ao longo da sua carreira, já gravou com músicos e vocalistas como Marcus Roberts, Tony Bennett, Diana Krall, Ray Charles e Tito Puente.

No concerto em Macau, Barnhart terá sob a sua direcção os cantores Alexander Stewart e Carmen Bradford.

Conhecido pelos seus inteligentes rearranjos de temas de jazz convencional e de música pop, Alexander Stewart é já, com 26 anos, um nome bem estabelecido junto da crítica e do público. Nascido em Manchester, está baseado em Londres, onde toca em regra para casas cheias nos mais prestigiados clubes da capital britânica, como o Ronnie Scott’s. Dionne Warwick conta-se entre os cantores que acompanhou ao longo da sua ainda curta carreira.

Filha do famoso trompetista Bobby Bradford e da igualmente prestigiada vocalista e compositora Melba Joyce, era um pouco inevitável que a norte-americana Carmen Bradford viesse também a seguir uma carreira musical. Descoberta pelo próprio Count Basie, Carmen foi a vocalista residente da orquestra ao longo de 9 anos, e faz agora actuações esporádicas com a banda. Já trabalhou com nomes como James Brown, Willie Nelson e Herbie Hancock, entre muitos outros. Em Macau, vai repartir o palco com um cantor quase 40 anos mais novo.

Além de Carmen Bradford, a orquestra traz a Macau três outros membros que foram ainda contratados pelo próprio Count Basie, para muitos o Rei do Swing. São eles Clarence Banks (trombone), Mike Williams (primeiro trompete) e Doug Miller (saxofone tenor).

O concerto realiza-se a 7 de Dezembro, a partir das 19:45 horas no Teatro do Venetian. Os bilhetes são hoje postos à venda nos locais habituais. In “Ponto Final “ - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário