Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Portugal – A mais antiga conserveira do mundo

Ramirez - A mais antiga conserveira do mundo faz 160 anos com novos produtos

A empresa portuguesa Ramirez, que exporta 64% da produção para mais de 50 mercados dos cinco continentes, colocou este ano nos circuitos comerciais uma edição comemorativa da lata de conservas de atum em óleo vegetal, para assinalar os 160 anos de actividade.

A aguarela, da autoria do pintor Sérgio Remondes, que dá um novo colorido à litografia da lata, faz “o retrato de uma família radiante e satisfeita, que cresce dia após dia, na mesma proporção da generosidade das latas da marca”, explica Manuel Ramirez, presidente da empresa.

Na pintura foram fixados todos aqueles a quem a marca pretende agradecer pela sua longevidade. “Retratamos todos os que, em vários mercados, nos honram com a sua preferência e nos ajudam a construir uma marca global”, adianta Manuel Ramirez.

“Nestes 160 anos de atividade, o nosso reconhecimento é extensível às gentes do mar, que com bravura para nós pescam, bem como a todos os nossos colaboradores, que com esforço e entusiasmo connosco partilham trabalho e êxitos”, conclui.

A Ramirez é mais antiga empresa mundial do sector das conservas de peixe em laboração e está também a construir uma nova unidade fabril, em Lavra, Matosinhos. Esta fábrica, que representa um investimento de 18 milhões de euros, permitirá duplicar a capacidade da unidade atual.

Entretanto, a empresa relançou a histórica marca “La Rose”, que no século XX internacionalizou os nomes de Portimão e de Portugal em países como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha, EUA e Holanda.

A produção da marca foi suspensa no final da década de 1970 e regressou agora ao edifício onde nasceu, em 1902, a antiga fábrica “Feu Hermanos”, hoje Museu de Portimão, onde foi relançada no 6º aniversário do espaço museológico, no dia 24 de Maio.

Apesar de estar fora do mercado há mais de 30 anos, a “La Rose” goza ainda de um capital de simpatia enorme em Portugal e no estrangeiro. As identidades vintage são também muito apreciadas em vários mercados. Prevê-se, por isso, que a marca possa ter algum impacto nas vendas da empresa no médio e longo prazo”, afirma Manuel Ramirez, administrador, filho do presidente do conselho de administração e membro da quinta geração da família à frente dos destinos da empresa.

No imediato foram colocadas à venda 100 mil latas de duas referências – sardinhas em azeite e atum em azeite – em Portugal. Estão também a ser trabalhados alguns dos históricos mercados internacionais da “La Rose”.

Cinco gerações de inovação e aposta na internacionalização

O processo de internacionalização da Ramirez, distinguido pela Associação Industrial Portuguesa, iniciou-se no século XIX e privilegiou “uma forte política de identidade própria”, criando e comercializando marcas como a “Cocagne” no Benelux (exportada desde 1906 e que assinalou recentemente 100 anos de actividade na liderança neste mercado); a “Tomé” nas Filipinas, Canadá e EUA; a “Al Fares” no mundo árabe, a “Gabriel” na África do Sul ou a “Mistral” na Venezuela.

A exportação “continua em plena expansão”, solidificando a presença contínua da Ramirez nos mercados da Áustria, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Brasil, Inglaterra, Suíça, África do Sul, Canadá, EUA, Venezuela, Angola, Moçambique, Alemanha, Israel, Japão, China e Austrália. A marca detém a maior gama de conservas de peixe no mercado: 16 conservas de atum, 17 conservas de sardinha, seis conservas de cavalas e sete especialidades, fabricadas com recurso a pescado diverso, dos mexilhões ao polvo, com passagem pelo bacalhau ou pelas lulas e anchovas.

Para responder às maiores necessidades de conveniência dos consumidores, apostou no lançamento de refeições prontas em conserva: bacalhau à portuguesa, bacalhau com grão e atum assado à algarvia, com grão, com milho e feijão vermelho, com feijão-frade, com maionese e vegetais, com salada russa e maionese, ou sardinhas em caldeirada. In “Veja Portugal” – Portugal

RAMIREZ

Sede/unidades: Matosinhos e Peniche
Sector de actividade: conservas de peixe
Início da actividade: 1853
Número de trabalhadores: 180
Volume de negócios: 30 milhões de euros/ano
Volume de negócios na exportação: 64%
Vendas: 45 milhões de latas/ano
Produtos: 55 referências de conservas de peixe


Ramirez & Cª (Filhos) S.A.
Rua Óscar da Silva, 1683 - Leça da Palmeira
P.O.box 2050
4451-953 Matosinhos

Telf.+ 351 22 999 7878 Fax.+ 351 22 999 7879
E-mail: ramirez@ramirez.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário