Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Grécia – Porto do Pireu preocupa autoridades chinesas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China observa com preocupação as notícias que vão chegando do novo governo grego, relativo à suspensão da privatização do Porto do Pireu, um investimento fundamental para as autoridades chinesas, através da empresa Cosco e à paralisação da ampliação do terminal III.

"O projecto do Porto do Pireu tornou-se um paradigma da cooperação mutuamente benéfica entre a China e Grécia desde que a Cosco venceu o contrato de gestão para os terminais II e III em 2008", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Hua Chunying. "A China acredita que os dois países estão dispostos a continuar a promover uma substancial cooperação, de modo a beneficiar ambos", adiantou Hua.

Ao longo dos últimos cinco anos, altos signatários chineses têm visitado esta infraestrutura, que pretendem ser a porta da Europa através do canal do Suez, transformando o porto no 43º maior porto de contentores no mundo segundo a “CM’s World Top Container Ports 2014” ao movimentar 3,2 milhões de TEU em 2014, cabendo aos dois terminais geridos pela Cosco 2,6 milhões de TEU, um aumento de 18,5% face ao ano de 2013 e à Autoridade do Porto do Pireu, que gere um cais, um movimento de 600 mil TEU.

O novo governo suspendeu a venda de uma participação de 67% na Autoridade do Porto de Pireu (APP) à “China Cosco Group” e a outras quatro pretendentes. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário