Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Indonésia – Novo terminal de contentores no porto de Tanjung Priok

Novo terminal de contentores offshore previsto para ser construído no porto de Tanjung Priok.


Os novos portos que vão sendo anunciados nas várias regiões do globo têm a particularidade de serem quase exclusivamente portos offshore, isto é, em zonas fora dos leitos dos rios, havendo alguns exemplos de portos construídos em áreas flúvio-marítimas, como por exemplo o London Gateway junto à foz do Tamisa. A grande excepção a este movimento internacional que se prepara para o tráfego comercial dos grandes porta-contentores, mais económicos, menos poluidores, é precisamente a dinâmica à volta do Porto do Barreiro em Portugal, que em linguagem futebolística mais será um porto de um campeonato regional de seniores do que um porto de uma primeira liga.

Um consórcio constituído por quatro empresas, a PT Pelabuhan Indonésia II (IPC), a Mitsui & Co. (Mitsui), a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK Line) e a PSA International (PSA) vai desenvolver o projecto de ampliação do porto de Tanjung Priok, o PT New Priok Container Terminal One (NPCT1), em Jacarta, capital da Indonésia.

O novo terminal terá um custo de US$ 300 milhões, terá a capacidade anual de cerca de 1,5 milhões TEUs, um comprimento de cais de 850 m e uma profundidade de 16 metros, ligeiramente superior aos actuais terminais existentes no porto, permitindo a atracagem dos porta-contentores Classe E.


O NPCT1 pretende ser um “Terminal Verde” explorando o uso de instalações ambientalmente amigáveis, como o "cold ironing", permitindo que os navios obtenham energia a partir do terminal enquanto estão operando no cais.


Em 2013, o porto de Tanjung Priok foi o 21º porto com maior movimento de contentores, ao movimentar 6,5 milhões de TEU, segundo a classificação da “Ports World Top 120”. Baía da Lusofonia

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