Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Macau - “O Ser e Saber da Língua Portuguesa – 2015 Curso de Verão em Portugal”

Aceitam-se inscrições na actividade “O Ser e Saber da Língua Portuguesa – 2015 Curso de Verão em Portugal”


Para reforçar o interesse dos estudantes do ensino superior de Macau na aprendizagem da língua portuguesa, encorajar mais estudantes para o estudo contínuo da mesma e fortalecer a formação de quadros bilingues qualificados que favoreçam o Governo da Região Administrativa Especial de Macau, o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) continua a promover, este ano, a actividade “O Ser e Saber da Língua Portuguesa – Curso de Verão em Portugal”, aumentando o número de vagas para 100. Assim, são bem-vindos todos os estudantes do ensino superior de Macau que reúnam os requisitos para inscrição e participação nesta actividade.

Aumento em quase 100% do número de vagas

O GAES presta maior atenção à formação de quadros qualificados de Macau dedicando-se ao desenvolvimento de várias actividades estudantis. Em simultâneo, o Gabinete incentiva os estudantes do ensino superior a participarem, com dinamismo, nas actividades relevantes, para reforçarem tanto a sua capacidade global como para promoverem o seu desenvolvimento integral. Em 2012 realizou-se, pela primeira vez, a actividade “O Ser e Saber da Língua Portuguesa – Curso de Verão, em Lisboa”. A actividade teve uma participação activa e resultados muito satisfatórios. Assim, para incentivar a aprendizagem contínua do português por mais estudantes e aumentar o seu nível linguístico na mesma, o GAES aumenta significativamente o número de vagas para este ano, de 56 para 100 vagas. Podem inscrever-se os estudantes de Macau que possuem Bilhete de Identidade de Residente de Macau e frequentam cursos de bacharelato ou de licenciatura em regime diurno, nas instituições do ensino superior de Macau e do exterior, no ano lectivo 2014/2015, sem quaisquer conhecimentos prévios de língua portuguesa (exceptuam-se os finalistas deste ano lectivo) ou os que tenham o nível básico (ou seja o nível “A1”, obs: 200 horas de aulas, do Instituto Português do Oriente, correspondem ao nível “A1”) exceptuam-se os que utilizam o português como língua materna, bem como os que concluíram os ensinos primário e secundário em língua veicular portuguesa e os que frequentam cursos do ensino superior ou cursos de licenciatura de quatro anos ou superior, em língua veicular portuguesa (excluem-se os finalistas do presente ano lectivo).

Criação de uma plataforma de aprendizagem diversificada para motivar nos estudos

Dado que há diferenças de nível, na língua portuguesa, entre os estudantes realizar-se-ão, na primeira fase, o “Curso Básico de Língua Portuguesa” e o “Exame sobre os conhecimentos da língua portuguesa” para estes estudantes. Para dar aos estudantes uma base em português e corresponder ao programa de aprendizagem, o GAES convidou o Instituto Português do Oriente para realizar, no Ano Novo Lunar, na Páscoa e nas férias de Verão, um curso básico, em língua portuguesa, com 50 horas de aulas e cuja propina é gratuita. O número de vagas para o curso é de 300 (sendo metade das vagas para os estudantes de Macau, que estudam nas instituições do ensino superior de Macau, e as restantes para os que estudam nas instituições do ensino superior do exterior).

Os 60 estudantes que tenham concluído e sido aprovados no “Curso básico de língua portuguesa”, com as melhores classificações na avaliação global, serão seleccionados para participarem na 2.a fase da actividade “O Ser e Saber da Língua Portuguesa – Curso de Verão em Portugal”. Para além disso, os 40 estudantes de Macau com melhores classificações na avaliação global, que têm o nível “A1” ou superior, serão ainda seleccionados pelo GAES, para participarem no “Exame sobre os conhecimentos da língua portuguesa”. Os estudantes seleccionados que tenham sido aprovados neste Exame, podem participar na 2.a fase da actividade.

Novos locais para a frequência do Curso de Língua Portuguesa

Assim, este ano, os 100 estudantes seleccionados deslocar-se-ão a Portugal, em dois grupos, nos meses de Julho e Agosto, para participarem no “Curso de Verão em Portugal”, com a duração de um mês. Com o objectivo de os estudantes terem mais interesse em aprender a língua portuguesa e aproveitarem a oportunidade para conhecer melhor a cultura e a história de diferentes regiões de Portugal, este ano é adicionado, pelo GAES, um novo local para a frequência do curso, portanto, os estudantes serão distribuídos para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ou para a Universidade do Porto para aprenderem português. O “Curso de Verão, em Língua Portuguesa em Portugal” será realizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Universidade do Porto. As duas Universidades realizarão cursos intensivos, em língua portuguesa, correspondente ao nível da respectiva língua dos estudantes. Pretende-se que os estudantes possam aprender a língua e conhecer a história e a cultura portuguesas, aumentando a sua capacidade linguística, através de um ambiente de aprendizagem livre e interessante.

Os estudantes que reúnam os requisitos para a actividade podem fazer a inscrição on-line, a partir de hoje, na página electrónica do “Blog para os Estudantes do Ensino Superior de Macau” (http://studentblog.gaes.gov.mo/). Para mais informações, é favor consultar a mesma página electrónica, ligar para o telefone 28345403 ou enviar um e-mail para o GAES (studentblog@gaes.gov.mo).

Poderá aceder a mais informação aqui. Gabinete de Apoio ao Ensino Superior - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário