Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Internacional – Maersk estuda porta-contentores com 20000 TEU

A Maersk está em conversações com construtores navais asiáticos para a construção de porta-contentores com capacidade de 20 mil TEU com um custo estimado em 1,5 mil milhões de dólares.

A Maersk que tem recusado comentar as notícias, junta-se a outras transportadoras que já anunciaram o aumento das suas frotas com porta-contentores com capacidade semelhante.

A Mediterranean Shipping Company (MSC) parceira da Maersk na aliança 2M apresentou no passado dia 25 de Janeiro de 2015, o MSC Oscar, o primeiro de três porta-contentores com capacidade para 19 244 TEU. O segundo, o MSC Olivier estará ao serviço no próximo mês de Abril. Outra transportadora a Mitsui Osk Lines (MOL) também anunciou através do seu presidente Koichi Muto que irá avançar para porta-contentores com 20 mil TEU.

Entretanto a empresa japonesa Imabari Shipbulding Company com a cooperação da Marubeni Corporation anunciou que tem uma encomenda assegurada para a construção de onze porta-contentores da classe Triple-E, com capacidade para 20 mil TEU, estando a entrega do primeiro navio prevista para o início de 2018, não revelando o nome da empresa transportadora que solicitou a encomenda.

Enquanto sucedem notícias sobre as capacidades dos novos porta-contentores da classe Triple-E, com comprimentos entre os 396 e os 400 metros e apelidados de ultra large container vassel (ULCV) devido à sua envergadura e com calados de 16 metros, a presidente do Porto de Lisboa Dra Marina Ferreira, continua a insistir no terminal de contentores no Barreiro, como porto principal para Lisboa, não acompanhando a realidade do setor a nível internacional, com a construção de portos de águas profundas em zonas off-shore ou flúvio-marítimas, para poderem responder às solicitações das empresas transportadoras que para economizar o transporte estão a aumentar a capacidade dos porta-contentores além de serem mais eficientes energeticamente. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário