Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 2 de março de 2015

O prometido é devido













Vamos aprender português, cantando



Naquele trilho secreto
com palavras santo e senha
eu fui língua e tu dialecto
eu fui lume e tu foste lenha
fomos guerras e alianças
tratados de paz e péssangas
fomos sardas pele e tranças
popeline seda e ganga
recordo aquele acordo
bem claro e assumido
eu trepava um eucalipto
e tu tiravas o vestido

Dessa vez tu não cumpriste
e faltaste ao prometido
eu fiquei sentido e triste
olha que isso não se faz
disseste que se eu fosse audaz
tu tiravas o vestido
o prometido é devido
o prometido é devido

Rompi eu as minhas calças
esfolei mãos e joelhos
e tu reduziste o acordo
a um montão de cacos velhos
eu que vinha de tão longe
(do outro lado da rua)
fazia o que tu quisesses
só para te poder ver nua
quero já os almanaques
do fantasma e do patinhas
os falcões e os mandrakes
tão cedo não terás novas minhas

Dessa vez tu não cumpriste
e faltaste ao prometido
eu fiquei sentido e triste
olha que isso não se faz
disseste que se eu fosse audaz
tu tiravas o vestido 
o prometido é devido
o prometido é devido
o prometido é devido
o prometido é devido

Rui Veloso - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário