Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lusofonia – V Bienal de Culturas Lusófonas


Realiza-se a partir do próximo dia 04 de Maio de 2015 em Odivelas, Portugal, a V Bienal de Culturas Lusófonas, uma organização da Câmara Municipal de Odivelas, com o Alto Patrocínio da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Fundação Portugal África e a parceria do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). É um evento de relevo que enaltece a produção artística de autores oriundos dos países lusófonos, nos domínios das artes plásticas, dança, cinema, teatro, música e literatura. Aceda aqui ao Programa.

Preservar, divulgar e promover as culturas lusófonas, de forma a mantê-las vivas e dinâmicas, são os grandes objectivos que sustentam um sonho, que pela quinta edição se torna numa realidade.

Com o empenho e dinamismo de todos aqueles que têm na língua portuguesa o seu meio de comunicação privilegiado, cada comunidade lusófona terá a oportunidade de projectar as suas idiossincrasias culturais próprias, partilhando o que de melhor tem para dar a conhecer.

O escritor moçambicano Adelino Timóteo é um entre vários autores de língua portuguesa convidados para o Encontro de Escritores Lusófonos, previsto para os dias 19 (Centro Cultural Malaposta), 20 (Mosteiro de Odivelas e Biblioteca Municipal D. Dinis) e 21 de Maio de 2015 (Centro de Exposições de Odivelas).

No dia 20 de Maio, Adelino Timóteo apresentará o romance "Apocalipse dos Predadores", lançado no passado mês de Julho de 2014 em Lisboa, uma edição da Chiado Editora.

Refira-se que em 25 de Junho próximo, Adelino Timóteo será galardoado pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) na Categoria de literatura, pela excelente e inquestionável qualidade literária das suas obras e por ser um exemplo de coragem e compromisso do escritor e criador com o povo e o país que o viram nascer, no VIII Encontro Anual de Escritores Moçambicanos na Diáspora que decorrerá em Lisboa em Junho deste ano no âmbito dos 40 anos da Independência da República de Moçambique, segundo um comunicado da CEMD recentemente divulgado. Baía da Lusofonia


_______________________________________________

Adelino Timóteo - Nasceu a 3 de Fevereiro de 1970, na cidade da Beira. Formado em docência de língua portuguesa, não chega a exercer a sua profissão. É licenciado em direito. Exerce o jornalismo paralelamente com as artes plásticas. Em 2004 e 2007 foi respectivamente homenageado pelo Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) e Conselho Municipal da Beira, no primeiro caso pela sua poesia, no segundo por seu contributo cultural para a urbe. Em 1999 venceu o Prémio Anual do SNJ para a melhor Crónica Jornalística. Em 2001 venceu o Prémio Nacional Revelação de Poesia AEMO, em 2013 foi premiado Melhor Escritor da Cidade da Beira. Um excerto de seus poemas traduzidos em Italiano consta da revista "Dis Uguaglianze". São as seguintes publicações deste autor em poesia: “Os segredos da arte de amar“ (1999, AEMO), “Viagem à Grécia através da Ilha de Moçambique“ (2002, NDJIRA), “A Fronteira do Sublime” (AEMO), “Dos Frutos do Amor e Desamores até à Partida” (2011, Alcance Editores) - Prémio BCI 2011, “Livro Mulher (Alcance Editores 2013). Na ficção narrativa destacam-se lhe: “Mulungu" (2007, Texto Editores), "A Virgem da Babilónia" (2009, Texto Editores), "Nação Pária" (2010), “Não Chora, Carmen” (2013), “Nós, os do Macurungo” (2013), todos pela chancela da Alcance Editores, “Na Aldeia dos Crocodilos” (Contos para o Mundo), “Apocalipse dos Predadores” (Chiado Editora). Está antologiado na Antologia da Poesia Moçambicana “Nunca mais é Sábado“ (Dom Quixote, Lisboa), "Colectânea Breve da Literatura Moçambicana" (Identidades), "Poesia sempre", (2006, Biblioteca Nacional do Brasil).



Sem comentários:

Enviar um comentário