Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 4 de abril de 2015

Moçambique - Zona económica especial de Nacala: Projectos aprovados geram 2500 empregos

O Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), delegação regional norte, analisou e aprovou durante o ano passado 27 novos projectos de investimentos com potencial para gerar 2500 empregos.

Os projectos são maioritariamente das áreas de indústria, comércio, serviços, turismo e construção civil, todos eles a serem implementados na Zona Económica Especial de Nacala (ZEEN).

No sector da indústria foram aprovados nove projectos com potencialidade de empregar 900 trabalhadores, enquanto no de comércio e serviços estão autorizados 14, passíveis de criar 890 postos de trabalho.

Enquanto isso, no turismo foram aprovados três projectos com capacidade de empregar 141 e na construção civil apenas um com potencial para empregar 782 pessoas.

De acordo com Américo José, porta-voz do GAZEDA em Nacala, os projectos aprovados no passado representam 353.177.801,94 dólares americanos, ou seja, um crescimento estimado em 9,2 por cento em relação a 2013.

Ainda durante o ano passado, o porta-voz do GAZEDA destaca a realização de algumas actividades de promoção de investimentos em diversos pontos do país e do mundo.

“Realizámos a II conferência de investimentos das ZEE’s e assinámos um protocolo com o Conselho Municipal de Nacala para uma cooperação no âmbito das actividades de capacitação e gestão da carteira de projectos a serem implantados na zona”, anotou Américo José.

No entanto, como constrangimentos, a nossa fonte aponta a insuficiência de água para o consumo doméstico e industrial, fraca qualidade de energia eléctrica, deficiente articulação inter-institucional, baixa qualidade das vias de acesso na ZEEN e exiguidade de mão-de-obra qualificada.

Indicou como desafios para o presente ano o melhoramento das vias de acesso na ZEEN, construção de infra-estruturas básicas, com destaque para as de abastecimento de água, energia eléctrica e telecomunicações nas Zonas Francas de Locone e Munheuhene, bem como a melhoria na articulação com os diferentes actores e parceiros que operam na Zona Económica Especial de Nacala. In “Jornal Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário