Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 29 de abril de 2015

São Tomé e Príncipe – Comemoração do nascimento do poeta Caetano Costa Alegre

São Tomé - A vida e obra do poeta Caetano Costa Alegre esteve (segunda-feira, 26 de Abril de 2015) em debate na cidade de Neves, no norte de São Tomé e Príncipe.

Caetano da Costa Alegre nasceu em São Tomé e Príncipe a 26 de Abril de 1864 e morreu no dia 18 do mesmo mês do ano de 1890.

Apesar de um estilo diferente do europeu, os temas da obra de Costa Alegre convertem-no num precursor dos escritores e poetas africanos posteriores, que trataram do tema racial, a alienação, as recordações nostálgicas do passado (neste caso, suas reminiscências de São Tomé).

Seguiu para então metrópole (Lisboa) e frequentou as aulas da escola de medicina em Lisboa, para formar-se como médico naval. Morreu de tuberculose antes de poder cumprir tal objectivo, com apenas 25 anos.

Costa Alegre nos seus poemas expressa sua tristeza depois de ser recusado por uma mulher branca devido à cor da sua pele, em uma das primeiras tentativas de um poeta africano de lidar com os assuntos raciais.

A palestra levada a cabo pelas autoridades inscreve-se no mês da Cultura em S.Tomé que envolve a realização de várias actividades culturais, entre elas, a Feira do Livro na Biblioteca Nacional a decorrer até ao dia 30 do mês em curso. In “Agência Noticiosa de São Tomé” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário