Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 9 de maio de 2015

Brasil - Natura inaugura centro de distribuição em Itupeva

Fiorde Logística Internacional foi responsável pelo processo de importação dos equipamentos do novo hub, o mais moderno das Américas


ITUPEVA-SP – A indústria de cosméticos Natura inaugurou na passada terça-feira, 5 de maio de 2015, em Itupeva-SP, o mais moderno centro logístico (hub) das Américas, com tecnologia inédita que tem como diferencial o armazenamento de caixas e pallets, que são gerenciados por um software WMS customizado. Além do presidente da Natura, Roberto Lima, e dos fundadores da companhia, Pedro Passos, Luiz Seabra e Guilherme Leal, a solenidade contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, do secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia, do prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, e do empresário Mauro Lourenço Dias, vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, empresa que participou do processo de importação de todos os equipamentos e estrutura do centro de distribuição.

Ao participar da solenidade, Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, destacou que o novo hub permitirá a montagem de pallets mistos, com o aproveitamento total do espaço. “Além disso, haverá menor tempo de estoque e reduziremos a emissão de gás carbônico nas viagens para o Norte e Nordeste, aproveitando ao máximo o espaço das carretas”, explicou, lembrando que somente outros dois hubs, localizados na Suíça e Austrália, utilizam a mesma tecnologia. O investimento nos equipamentos foi de R$ 73 milhões.

O vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, Mauro Lourenço Dias, fez questão de ressaltar a participação da empresa na iniciativa, considerando o novo hub da Natura um importante marco na história da indústria brasileira. “Ficamos orgulhosos de ter contribuído efetivamente no processo de importação de todos os equipamentos e estruturas que compõem o maior centro de distribuição das Américas, tanto na parte de assessoria aduaneira para utilização dos benefícios fiscais com liberações parciais, bem como no respectivo transporte interno através da Fiorde Cargo", disse, observando que a operação envolveu aproximadamente 250 contêineres embarcados num período de 12 meses.

“Para tanto, foi desenvolvido também um projeto de Ex-tarifário conduzido pela nossa área de assessoria aduaneira, que possibilitou uma redução relevante no custo total dos equipamentos importados”, acrescentou Lourenço Dias. “No caso da importação de transelevadores de pallets, por exemplo, houve isenção no pagamento de Imposto de Importação e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)”, destacou.
































Circuito automatizado

Outra grande novidade do hub da Natura é o circuito São Paulo 100% automatizado, que permite que uma carreta especialmente desenvolvida pela empresa seja carregada em Cajamar, na Grande São Paulo, com produtos acabados e descarregada no hub em Itupeva, município a 15 quilômetros de Jundiaí, e, depois, montada novamente com produtos solicitados pelo centro de distribuição de São Paulo e, por fim, descarregada na capital paulista sem nenhum contato humano.

O processo de retirada e abastecimento de produtos desta carreta especial leva cinco minutos. “Montamos toda a carga fora do caminhão e, depois, através de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores, transportamos tudo para o interior da carreta”, explicou Angel Medeiros, diretor de Inovação Logística da Natura. O mesmo processo, de forma inversa, é feito para receber a carreta.

Com 35 mil metros quadrados de área construída, o hub é um grande armazém onde são estocados apenas produtos acabados. O hub da Natura armazenará 100% dos produtos de fabricação interna e de seus parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva. De lá, sairão cargas para oito centros de distribuição espalhados pelo Brasil e também para os países onde a empresa mantém operação internacional: Peru, Argentina, Colômbia, México, Chile e França.

Em média, serão movimentadas 60 carretas por dia. “Estamos em localização privilegiada, pois o aeroporto de Viracopos e porto de Santos são próximos e muitos de nossos parceiros e a principal fábrica da Natura ficam muito perto do hub. Dessa forma, conseguiremos escoar nossa produção ainda mais rapidamente”, explicou Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística.

Para operar o sistema, cuja implementação contou com o apoio institucional da Investe São Paulo, foram gerados cerca de 180 empregos diretos e indiretos. A mão de obra é capacitada para fazer o hub funcionar com a mais alta tecnologia. O empreendimento começa a operar plenamente neste mês de maio e deve movimentar cerca de três mil pallets por dia.

O hub conta ainda com 13 transelevadores de pallets, 20 navettes para armazenagem de caixas, dois robôs de despaletização automática, dois robôs de paletização automática (inclui pallets mistos) e duas esteiras telescópicas (carga a granel). Tem capacidade para movimentar 3,6 milhões de caixas, com 35 mil posições. Dispõe ainda de um processo de retirada e abastecimento de carreta Ancra em cinco minutos. E permite o carregamento de carreta a granel em duas horas.

Eficiência e excelência

O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia, ressaltou que o investimento realizado pela Natura possui características únicas e fundamentais para a melhoria na eficiência e produtividade no processo logístico da companhia. “Uma operação que envolve mais de 1,5 milhão de consultoras, atendendo diretamente ao consumidor, não é um desafio pequeno. E a Natura desenvolve esse trabalho com eficiência e excelência”, disse.

Maia lembrou ainda que o setor de vendas diretas da Natura é uma fonte alternativa de renda para milhares de brasileiros, por ser aberta a qualquer pessoa, independentemente de experiência anterior, escolaridade, idade e sexo. “Sem contar que a capilaridade atingida pela venda direta permite que diferentes produtos alcancem um número cada vez maior de consumidores”, acrescentou. Adelto Gonçalves - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário