Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

CML – Festival de Lusofonia de Lisboa




A Câmara Municipal de Lisboa, a UCCLA e a Conexão Lusófona programaram, entre os dias 20 e 25 de maio de 2015, a realização do Festival da Lusofonia de Lisboa, valorizando a realidade multicultural e multiétnica da capital. Gastronomia, música, moda, exposições, cinema, dança, literatura, debates, festa e muita animação estão prometidas ao longo de uma semana onde as associações de imigrantes provenientes do espaço da lusofonia revelam aos lisboetas muito do seu trabalho.

O programa foi apresentado, no dia 6 de maio, na sede da UCCLA, numa sessão que contou com as presenças do vereador Carlos Manuel Castro, responsável das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, de Vitor Ramalho, secretário geral da UCCLA, e Helderyse Rendall, da Conexão Lusófona - para além de 15 diretores e responsáveis editoriais de 15 órgãos de comunicação social de países lusófonos.

Na ocasião, o vereador Carlos Manuel Castro sublinhou que "as relações internacionais de um Município também têm uma dimensão interna", destacando o trabalho desenvolvido em Lisboa pela UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e da CAL - Casa da América Latina. Para o autarca, o evento que se aproxima é "um casamento feliz" por permitir dar a conhecer as associações de imigrantes do espaço lusófono, "fortemente ativas na nossa sociedade", ao mesmo tempo que se mostra a "dimensão internacional da lusofonia". Este "projeto cultural da língua comum" é tanto mais relevante porquanto este ano se cumprem os 40 anos das independências da maioria dos países lusófonos, outra vertente da "história que nos une", concluiu Carlos Manuel Castro.

Após Vítor Ramalho, secretário geral da UCCLA, ter apontado "uma série de coincidências felizes" entre a realização da Semana da Lusofonia e diversas outras iniciativas recentes ou que se prolongam pelo mesmo período acolhidas pela UCCLA, Helderyse Rendall, da Conexão Lusófona, agradeceu o apoio a este evento dado pelo UCCLA e pela CML, "que prontamente aceitou associar-se à iniciativa que permitirá aos lisboetas descobrir a vocação multicultural da sua cidade e o trabalho destas associações de jovens imigrantes que trabalham em rede".

As várias associações de imigrados de língua oficial portuguesa em Lisboa, que foram contactadas e se associaram à iniciativa, irão, assim, promover múltiplos eventos, que vão desde a Gastronomia, Arte, Música, Dança e Literatura dos países lusófonos, em vários locais da cidade. No referido período, realizar-se-á, ainda, uma iniciativa que pretenderá fazer uma mostra do Património Imaterial da Humanidade dos países lusófonos. Está, ainda, prevista uma exposição de pintura e escultura na Junta de Freguesia da Misericórdia- Espaço Santa Catarina.

O Festival da Lusofonia de Lisboa terminará, no dia 25 de maio, pelas 16h30, com a sessão de encerramento da homenagem à Casa dos Estudantes do Império, que a UCCLA irá promover na Fundação Calouste Gulbenkian, e que contará com a presença dos antigos associados que exerceram funções de Presidente da República ou Primeiro-Ministro, como Fernando França Van Dúnem (Angola), Joaquim Chissano (Moçambique), Jorge Sampaio (Portugal), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (São Tomé e Príncipe), Pascoal Mocumbi (Moçambique) e Pedro Pires (Cabo Verde). Câmara Municipal de Lisboa


Sem comentários:

Enviar um comentário