Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 12 de maio de 2015

Itália – Imprensa italiana nomeia os cinco melhores pavilhões na Expo Milão

Milão - A imprensa italiana elegeu os cinco melhores Pavilhões da Expo Milão e entre eles está o Brasil, ao lado de China, Itália, Japão e Azerbaijão. Com a sua estrutura ampla e aberta, o espaço tem atraído pessoas de diferentes idades e também a imprensa, que segue o fluxo de visitação e busca no Pavilhão aquilo que desperta a curiosidade do público.

O pavilhão brasileiro tem três andares e uma área de paisagismo construídos para proporcionar uma experiência interativa sobre o tema do Brasil na Expo Milão. Logo ao entrar, o visitante encontra um espaço de cultivo de plantas, flores e frutas brasileiras, além de mesas interativas com jogos e informações sobre as culturas expostas. Neste espaço há também a atração central do espaço - uma rede suspensa, por onde será possível caminhar. A rede tem sensores que vão captar o movimento dos visitantes e influenciar os sistemas de som e iluminação. O pavilhão brasileiro foi aberto para a visitação pública no dia 1º de maio, quando foi inaugurada a exposição.

Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil vai mostrar na Expo Milão 2015 sua capacidade para ampliar a produção de alimentos e atender às demandas mundiais usando tecnologias avançadas e de forma sustentável. No primeiro mês, o público poderá ver a exposição Alimentário – arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro. Concebida pela Base7 Projetos Culturais, a mostra esteve no MAM-RJ (2014) e na OCA-SP (2015). Inclui textos, documentos históricos, objetos etnográficos, pesquisas da culinária contemporânea, fotografias e vídeos documentais. A proposta é envolver os visitantes em uma ambientação que desperte a memória afetiva e visual. Assim, imagens do trabalho de chefes de cozinha brasileiros se misturam às de artistas visuais como Ernesto Neto, Hélio Oiticica, Victor Brecheret, Beatriz Milhazes, Candido Portinari, entre outros, evocando momentos importantes da história brasileira como a colonização e a imigração.

Expo Milão

A Expo Milão reúne 145 países entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015 na Itália, em torno do tema ‘Alimentando o Mundo, Energia para a Vida’.  O espaço de 4 mil m² vai abrigar exibições, atividades culturais e gastronômicas, seminários, eventos de negócios e de relacionamento. Localizado próximo à entrada oeste da área da Expo e à estação de metrô, o Pavilhão está numa posição estratégica, por onde passará mais de 60% do público visitante, estimado em 20 milhões de pessoas. MDIC - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário