Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Moçambique - Origem do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura

5 de Maio - Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, na CPLP

Em 2005 ficou decido, em Luanda, Angola, que o dia 5 de Maio seria o Dia da Língua Portuguesa, mas a data só foi oficializada em Junho de 2009, em Cabo Verde, quando os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reuniram e chegaram a acordo, no XIV Conselho de Ministros da CPLP.

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva, originada no galego-português, falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

Com a criação do Reino de Portugal, em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista, deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e, mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.

É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos.

Portugal é o único país cuja língua primária é o português. Entretanto, o idioma é, também, largamente, utilizado como língua franca nas antigas colónias portuguesas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, todas na África. Além disso, por razões históricas, falantes do português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.

O português é conhecido como "a língua de Camões" (em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas) e "a última flor do Lácio" (expressão usada no soneto Língua Portuguesa, do escritor brasileiro Olavo Bilac).

No dia 5 de Maio é comemorado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, entre os países falantes da Língua Portuguesa. Nesta data, os países do espaço lusófono procuram desenvolver actividades que promovam a Língua Portuguesa e a cultura lusófona pelo mundo. O dia 5 de Maio, também é conhecido como Dia da Cultura Lusófona.

Existem 254,54 milhões de “ falantes nativos” de português, correspondentes à população dos 8 países de língua oficial portuguesa.

Indicadores estatísticos apresentados nesta amostra revelam, nomeadamente, que os falantes de português “representam cerca de 3,7% da população mundial e detêm, aproximadamente, 4% da riqueza total”, para além de que “os 8 países de língua oficial portuguesa ocupam uma superfície de 10,8 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 7,25% da superfície continental da Terra, possuindo todos eles amplas plataformas marítimas. Instituto Nacional de Estatística - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário