Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Portugal – Empresa de mobiliário escolar produz com energia solar

A Wood0ne foi criada em 1945, em Paços de Ferreira, e conheceu anos de grande dinamismo. Em 2008, a empresa entrou em pré-falência, foi adquirida por um grupo empresarial com o qual trabalhava e passou a ser administrada por Manuel Luís Martins. Agora é com o Sol que a fábrica faz móveis.

Em meia dúzia de anos, a empresa de mobiliário WoodOne passou da pré-falência para o pelotão da frente no setor, com uma nova unidade em Lordelo, Paredes, e perspetivas de aumentar em breve o quadro de pessoal. Mais: aquela que é a segunda maior fábrica de mobiliário do país - só superada pelo lkea - funcionará apenas com energia solar.

A nova fábrica da WoodOne representa um investimento de 4,6 milhões de euros, sendo que quatro milhões foram canalizados para a aquisição de tecnologia de ponta. Os restantes 600 mil euros destinaram-se à construção de um pavilhão com 11 mil metros quadrados, o que transforma esta unidade fabril na segunda maior do setor do mobiliário em Portugal. Apenas a fábrica da IKEA, a poucos quilómetros de distância, em Paços de Ferreira, tem uma dimensão maior.

“Penso que seremos a segunda empresa na Europa a produzir com recurso apenas a energia solar”, frisou Manuel Luís Martins. A fábrica conta com 1250 micro painéis solares que fornecem energia a máquinas altamente produtivas.

A WoodOne produz essencialmente mobiliário escolar, mobiliário para bibliotecas, escritórios e cantinas, em 2014, faturou 4,6 milhões de euros. A nova fábrica, onde atualmente trabalham 43 funcionários, faz o administrador acreditar que este valor irá triplicar até 2016, ano em que as exportações representarão 60% do volume de vendas da empresa. “Já estamos presentes em mercados como Espanha, França, Remo Unido, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Koweit e Qatar. Em breve, iremos exportar para o Chile e Colômbia e depois vamos tentar entrar no mercado russo”, avançou Manuel Luís Martins.
“Somos a empresa com mais contratos adjudicados pelo Estado há quatro anos consecutivos. Isto traduz o nosso profissionalismo”, sublinhou ainda o responsável da fábrica que se mudou de Paços de Ferreira para Paredes. “Não havia uma área desta dimensão em Paços de Ferreira e por isso mudámos para aqui”, assinalou. Roberto Moreira – Portugal in “Jornal de Notícias”

Contato:

Sem comentários:

Enviar um comentário