Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 5 de maio de 2015

São Tomé e Príncipe – Produção alimentar

Governo inaugura centro de produção de suínos para a garantia alimentar

São Tomé – O Governo são-tomense inaugurou um centro de produção de suinicultura para produzir entre 100 e 500 leitões num projecto financiado por Taiwan em mais de 900 mil dólares no âmbito da política da segurança alimentar e nutricional no arquipélago.

Inaugurado quinta-feira última pelo primeiro-ministro santomense, Patrice Trovoada, no Centro de Suinicultura em Nova Olinda, foram erguidas três pocilgas para criação e reprodução de porcos.

“Os porcos estão aqui, as associações têm tido algum resultado, o setor privado já esta a preocupar-se na compra dos porcos, e já estamos a produzir uma ração produzida em São Tomé”, disse o primeiro-ministro santomense Patrice Emery Trovoada durante o ato de inauguração.

Através deste centro de desenvolvimento de suinicultura, São Tomé e Príncipe procura reduzir os preços da carne no pais e do consumo por parte da população e os porcos foram adquiridos na Inglaterra e adaptaram-se ao clima santomense depois de vários meses de quarentena, segundo Trovoada.

O primeiro-ministro santomense deu a conhecer ainda que, em 2012, chegaram ao País 52 porcos reprodutores. Volvidos dois anos, contabiliza-se atualmente 653 porcos e a política do Governo visa reduzir a importação de frangos congelados e os seus derivados no País, disse.

Afirmou que o centro avícola de Pinheira também "será objeto da nossa atenção porque de facto não podemos continuar a importar 30 toneladas de frangos congelados todos os meses em São Tomé e Príncipe”.

“Temos que vencer o desafio da entrada de carne de frango no nosso país, estou convencido de que, nos próximos dias, chegarão ao mercado 4,5 toneladas de carne de porco por mês”, assegurou Patrice Trovoada.

Com os cerca de 900 mil dólares da República da China Taiwan, para o centro foram, além das pocilgas, laboratórios de investigação científica, um armazém e um escritório. Foi igualmente, montada uma fábrica para a produção de ração local que, neste momento, está em fase de teste, bem como um matadouro dando-lhe agora a capacidade para abater vinte animais por hora, indicou Patrice Trovoada. In “Agência Noticiosa de São Tomé – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário