Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

UCCLA – Grande Homenagem aos Associados da Casa dos Estudantes do Império



A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) tem vindo a homenagear a Casa dos Estudantes do Império (CEI), desde 28 de outubro de 2014. Esta homenagem corresponde, sem dúvida, a um desígnio comum dos povos de língua oficial portuguesa e não é possível conceberse o futuro sem a preservação da memória que a todos respeita.

Atendendo a que este ano se assinala os 50 anos do encerramento da CEI, em Lisboa, os 30 anos de existência da UCCLA, e a passagem dos 40 anos do reconhecimento das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa, diversas serão as iniciativas programadas para os próximos dias.

Programa:
























Dia 21 de maio, 18h00 Inauguração da exposição “Casa dos Estudantes do Império. Farol de Liberdade”, nos Paços do Concelho (Praça do Município).

Tratase de uma mostra documental, com fotografias, publicações periódicas, livros, documentos oficiais, etc, cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições que aderiram à exposição. A exposição estará patente ao público até ao dia 25 de junho, das 10 às 13 e das 14 às 17 horas, todos os dias;

Dias 22, 23 e 25 de maio Colóquio Internacional “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados”, na Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, n.º 45A), em Lisboa.

O evento é organizado pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), CES (Centro de Estudos Sociais Laboratório Associado da Universidade de Coimbra), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICSULisboa) e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e CML (Câmara Municipal de Lisboa).

O Colóquio é multidisciplinar e irá congregar especialistas das Ciências Sociais e Humanas, oriundos de instituições académicas de diversos países, interessados em debater de forma crítica e plural as histórias, as memórias, as interações e os legados da Casados Estudantes do Império (CEI). O desafio que se propõe é contextualizar a Casa em várias escalas de análise e compreendêla, enquanto realidade dinâmica e heterogénea, num quadro comparativo internacional;

Dia 24 de maio, às 9h30 Percurso “Lugares e Memórias CEI”, com saída do Hotel Altis (Rua Castilho, n.º 13ª), em Lisboa e paragem na Cadeia do Aljube/Museu da Resistência e Liberdade (Rua Augusto Rosa, n.º 40) e Casa dos Estudantes do Império (Av. Duque D’ Ávila, n.º 23).

Este percurso contará com a presença dos antigos associados que exerceram funções de Presidente da República ou PrimeiroMinistro: Fernando França Van Dúnem (Angola), Jorge Sampaio (Portugal), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (São Tomé e Príncipe), Pascoal Mocumbi (Moçambique) e Pedro Pires (Cabo Verde);

Dia 25 de maio, às 12h00 Conferência de imprensa sobre a importância que a CEI teve para os antigos associados que exerceram funções de Presidente da República ou PrimeiroMinistro, com os próprios, na Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, n.º 45A), em Lisboa;




































Dia 25 de maio, às 16h30 Sessão Solene de Encerramento da Homenagem à Casa dos Estudantes do Império, na Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, n.º 45A), em Lisboa.

A CEI foi criada em 1944 e extinta em 1965, pela PIDE, há portanto cinquenta anos. Recordase que nela tiveram papel relevante personalidades incontornáveis da cultura e da política, como Agostinho Neto, Alda do Espírito Santo, Alda Lara, Amílcar Cabral, Francisco José Tenreiro, Gentil Viana, Jorge Querido, Luandino Vieira, Lúcio Lara, Manuel Rui Monteiro, Onésimo Silveira, Óscar Monteiro, Pepetela, Ruy Mingas, Vasco Cabral, Viriato da Cruz, e centenas de outros.

Não falte a este evento de grande importância histórica. A entrada é livre, mas gostaríamos de contar com a sua inscrição. UCCLA


Sem comentários:

Enviar um comentário