Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cabo Verde - Grande Prémio Literário da Academia Cabo-Verdiana de Letras

O poeta Corsino Fortes é o vencedor do Grande Prémio Literário Vida e Obra, atribuído pela Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) para assinalar o 40.º aniversário da independência de Cabo Verde. Além de um diploma, Corsino receberá também 500 mil escudos (4.534 euros), o mais alto valor pecuniário de sempre atribuído em Cabo Verde, anunciou David Hopffer Almada, membro da ACL e presidente do júri que atribuiu o prémio.

Segundo a ACL, a vida e obra de Corsino Fortes, que neste momento está em Lisboa em tratamento médico, encaixam-se nos requisitos exigidos ao prémio: o autor possui obra literária ampla, de reconhecimento nacional e internacional, de interesse universal e que suscitam estudos académicos. Possui ainda uma larga fortuna crítica sobre a sua obra dentro e fora de Cabo Verde, gozar de notoriedade e ser uma individualidade do universo literário e cultural cabo-verdiano.

O Grande Prémio Literário esgota-se numa edição única, porque foi criado para homenagear a independência do país e ao mesmo tempo uma personalidade que elevou a cultura literária durante essas quatro décadas. O galardão será entregue na Cidade da Praia, um dia antes das celebrações de 05 de Julho próximo, data em que, há 40 anos, Cabo Verde deixou de ser colónia portuguesa e se tornou um Estado.

Corsino Fortes tem 82 anos. Nasceu em São Vicente a 14 de Fevereiro de 1933. Foi o primeiro embaixador de Cabo Verde em Portugal, para onde seguiu logo após a independência, em 1975, tendo igualmente desempenhado cargos ministeriais em vários governos da primeira República (1975/91).

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa (1966), presidiu à Associação dos Escritores de Cabo Verde (2003-2006) e é autor de algumas das mais significativas obras da literatura cabo-verdiana, destacando-se "Pão e Fonema" (1974) e "Árvore e Tambor" (1986) e "Pedras de Sol & Substância" (2001), livros de poesia reunidos na trilogia "A Cabeça Calva de Deus", também de 2001.

Participou também em várias colectâneas poéticas em Língua Portuguesa e diversos artigos escritos em jornais e revistas. In “A Semana” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário