Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Guiné-Bissau – Empresa de pesca chinesa vai iniciar actividade

Bissau - O embaixador da China na Guiné-Bissau, Wuang Hua anunciou no passado domingo, 21 de Junho de 2015, em Bissau que o seu governo vai investir 10 milhões de dólares para melhorar o abastecimento do mercado doméstico guineense em pescado.

O gesto do executivo chinês, segundo o embaixador visa acabar com a escassez de pescado que, nos últimos tempos, se faz sentir no mercado interno da Guiné-Bissau.

Para a materialização deste projecto, o embaixador da China anunciou que, em breve, uma nova empresa de pesca chinesa irá abrir as suas portas em Bissau, dando emprego directo a 400 pessoas.

“Trata-se de uma moderna empresa de pesca chinesa que passará a processar as capturas da pesca artesanal e estabelecer uma rede de comercialização no mercado interno do país, particularmente nas províncias do interior”, sublinhou o diplomata chinês.

O embaixador revelou que o seu país pretende transformar a Guiné-Bissau em celeiro de arroz e torná-la numa nação que exporta este cereal.

Neste quadro, um grupo de 30 jovens e técnicos ligados à agricultura parte na próxima semana para a China, onde irão beneficiar de formação sobre técnicas de produção de arroz.

De acordo com Huang Wua, trata-se de um curso especial organizado pelo governo chinês em colaboração com o Ministério da Agricultura e a presidência da República Guineense.

O diplomata chinês esclareceu que a construção de um palácio da Comunicação Social, que tanto se fala no país, está dependente da decisão do governo guineense e reiterou a “habitual” disponibilidade do seu país em prestar apoios à Guiné-Bissau. In “Agência de Notícias da Guiné – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário