Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Internacional – Arto Carpus Castelo Foundation investe no Algarve

A finlandesa Arto Carpus Castelo Foundation (ACCF) vai investir 10 milhões de euros, em Querença, no Algarve, concelho de Loulé. Trata-se de um complexo de edifícios, que inclui um Centro de investigação científica na propriedade conhecida como “Casa da Benémola” e um pequeno hotel rural de 4 estrelas. A propriedade tem uma extensão de 10,5 ha mas a fundação deseja construir “apenas 10% da área total, integrando completamente os edifícios com o ambiente circundante”.

O contrato que formaliza o investimento foi esta semana assinado entre a CEO da ACCF, Kristiina Lappi, e o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.

De acordo com o autarca algarvio, "este é um investimento diferente e destina-se a criar residências para acolher investigadores, vindos de todo o Mundo, que queiram trabalhar aqui e estar em relação próxima com a natureza". Além da unidade hoteleira e centro de investigação, o projeto prevê ainda um espaço de meditação "dedicado a todas religiões".

O restante terreno será dedicado à preservação do meio ambiente natural e cultural, a reativação do cultivo de pequenas leguminosas e da jardinagem e de agricultura tradicional.

O principal objectivo da fundação “centra-se na pesquisa e preservação do ecossistema mediterrânico intitulado “Barrocal”. “Promover e incentivar o empreendedorismo local é fulcral para os objectivos deste projeto, que está alicerçado na ligação entre o Homem, Natureza e Cultura” – afirma Kristiina Lappi.


Em relação à cultura, o Centro vai promover estudos antropológicos, etnográficos e de arte, nomeadamente através de inúmeras iniciativas para artistas e artesãos. Propõe-se também promover e divulgar o artesanato e artesãos locais, além do incentivo ao cultivo de plantas tradicionais e produtos agrícolas locais.

A Fundação Arto Carpus Castelo (ACCF), fundada em 2004 e com sede em Resife, Finlândia, é uma organização sem fins lucrativos. Segundo os seus estatutos, “a ACCF é uma organização de caridade que visa orientar outros para o empreendedorismo independente, inspirando a harmonia entre a humanidade, a natureza e as diferentes culturas”. In “Diário Imobiliário” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário