Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Panamá - Canal do Panamá inicia testes em novas eclusas

O novo conjunto de eclusas do Canal do Panamá, que permitirá a passagem de navios de maiores dimensões pela via interoceânica, passou pelas primeiras provas de funcionamento na última terça-feira (23 de Junho de 2015), informou o consórcio responsável por construir as estruturas.

Os testes envolvem a abertura e o fechamento das comportas. As avaliações realizadas na terça-feira foram feitas nas eclusas de Agua Clara, em Gatún, na província de Colón, no lado do canal às margens do Oceano Atlântico.

“Hoje (terça-feira,23) foi concluída, com sucesso, a primeira prova eletromecânica do movimento da comporta 8 na câmara baixa da nova eclusa do setor Atlântico”, informou, em um comunicado, o consórcio Grupo Unidos Por el Canal (GUPC), contratado para a expansão do canal. “Estamos orgulhosos dos avanços da obra. As provas seguem conforme o cronograma estabelecido”, relatou o GUPC.

Para passar pelas avaliações, as eclusas começaram a ser inundadas. Há duas semanas, essa operação teve início nas estruturas do lado do Atlântico. Na última segunda-feira, os trabalhos começaram na região do Pacífico. A fase de testes irá durar de três a quatro meses em cada eclusa. A primeira prova com a passagem de um navio será no final do ano ou no começo do próximo.

As obras para a ampliação do Canal do Panamá começaram em 2007. Elas envolvem a construção de eclusas maiores, possibilitando a passagem de cargueiros de maiores dimensões. As estruturas originais, com 33,5 metros de largura e 12,8 metros de profundidade, permitem a navegação de navios capazes de carregar até 4,4 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). As novas, com 55 metros de largura e 18,3 metros de profundidade, podem receber embarcações de até 12 mil TEU. In “A Tribuna” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário