Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 25 de julho de 2015

CE-CPLP – Entrevista a Salimo Abdula












“Países como a Guiné Equatorial terão benefícios em abrir-se ao mundo. Foi o penúltimo país que visitámos e surpreendeu-nos. Podem colocar-se várias questões, mas se os cidadãos têm uma qualidade de vida melhor que grande parte dos países africanos, estamos a discutir o mais importante?”

Os constrangimentos são muitos, mas o presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) não tem dúvidas: o caminho é maior integração. Em Lisboa para uma conferência de empresas exportadoras organizada no final de Junho, Salimo Abdula pediu liberdade de circulação de pessoas e capitais.

Foto: Bruno Simões

Jornal de Negócios - É difícil identificar a actividade da confederação. Somos nós que andamos distraídos ou têm sido pouco activos?

As duas coisas. Aquela CPLP com base na língua e na cultura fazia sentido até ao momento, mas se não criássemos alguma consistência, iria desmoronar-se.

N - O objectivo da confederação é ser o braço económico da CPLP?

Os empresários apelaram a outra postura, uma solução para a imagem desgastada da CPLP. Um dos nossos grandes objectivos é que haja livre circulação de bens, capitais e serviços. Não faz sentido chamar-lhe comunidade, quando não podemos circular dentro de casa. Se estiver numa casa, mas tiver de ficar no seu quarto, não se considera parte da família. A língua representa cerca de 17% dos custos das empresas, mas só tem efeito económico se for potenciado pela livre circulação. Queremos também criar a marca CPLP para identificar produtos da comunidade.

N - Em alguns casos a marca nacional não é mais forte? Estou a pensar no Brasil.

Tem toda a razão, mas se começamos com os problemas não temos soluções. O nosso lema é: “se queres ir rápido, vai sozinho; se queres ir longe, vamos juntos.” É um sonho. Mas temos de começar por algum lado. Temos de eliminar tabus.

N - Que tabus?

O factor de colonizados e colonizadores [existiu] sempre... Mas passaram 40 anos. É muito tempo. Não podemos fazer das gerações vindouras reféns. Temos de ser pragmáticos. A CPLP está estrategicamente colocada: nove países, quatro continentes. Podemos oferecer lazer de qualidade, grande produção de alimentos e dentro de duas décadas representaremos 25% do “oil and gas”. Portugal teria mais a ganhar com urna inserção pragmática na CPLP. Está a gerir a sua actualidade, hipotecando o seu futuro. O presente se calhar é a União Europeia, mas no futuro terá mais benefícios em juntar-se à causa da CPLP.

N - Para um empresário português que queira Investir em alguns países da CPLP, a aplicação da lei ainda é um problema?

Sim, tem de ser melhorado. Há dificuldades, mas também grandes oportunidades. Primeiro temos de abrir e depois gerir a abertura. Sou moçambicano e vejo dificuldades para um empresário sul-africano operar em Moçambique. Acha aquilo muito corrupto. Mas não é! O problema é a cultura de negócios, que é totalmente diferente. Um português vai entender muito mais rápido.

N - Não sei se isso é um elogio...

É um elogio porque nos entendemos.

N - Como se compatibilizam regimes tão diferentes como a Guiné Equatorial ou até Angola com países como Portugal ou Brasil?

Dei o exemplo de uma casa para falar de comunidade. Nem todos os irmãos são iguais. Uns são doutores, outros são pedreiros, outros são marginais. Mas pertencemos à mesma família e temos de conviver. Não nos vamos intrometer na soberania de cada país, vamos buscar sinergias positivas. Países como a Guiné Equatorial terão benefícios em abrir-se ao mundo. Foi o penúltimo país que visitámos e surpreendeu-nos. Podem colocar-se várias questões, mas se os cidadãos têm uma qualidade de vida melhor que grande parte dos países africanos, estamos a discutir o mais importante?

N - Muitas vezes o investimento angolano em Portugal é muito criticado. Isso incomoda-o?

Bem-haja Angola por investirem Portugal e não noutro país. Portugal tem dificuldades, precisa de criar emprego e estes países irmãos podem ser uma solução. Nuno Aguiar – Portugal in “Jornal de Negócios”


Perfil – A face empresarial da CPLP
Natural de Moçambique, Salimo Abdula é um empresário que começou este ano a cumprir o mandato de quatro anos à frente da Confederação Empresarial da CPLP. Foi eleito por unanimidade dos nove países. Abdula é ainda presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação das Associações de Económicas de Moçambique, presidente do Conselho de Administração da lntelec Holdings. S.A. e presidente de Conselho de Administração da Vodacom Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário