Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

São Tomé e Príncipe – “1ª República” por Carlos Espírito Santo

São Tomé - O académico e escritor santomense Carlos do Espírito Santo, vulgo ‘’Bené’’, anunciou para o próximo mês de Setembro do ano em curso, a publicação de mais uma obra literária.
 
Este escritor que já publicou mais de 20 títulos e que deu aulas em várias universidades portuguesas fez este anúncio, quando falava à imprensa, na cidade de São Tomé, na apresentação da sua mais recente obra: “1ª República”.

Elaborado em dois volumes e com mais de 400 páginas, a obra apresentada pelo ministro da Justiça e Direitos Humanos, Roberto Raposo, retrata dois grandes momentos da história política santomense, tendo como marco, 12 de Julho de 1975.
 
As duas etapas, traduzem-se no marco histórico, dia da proclamação da Independência Nacional, 12 de Julho, e 20 de Janeiro de 1991, simbolizando a mudança para o Multipartidarismo.

Olinto Daio, Ministro da Educação e Ciências, afirmou que a obra vem suprir a carência de bibliografia relacionada com a história de São Tomé e Príncipe.

Carlos Espírito Santo, autor da obra, disse que a história do livro baseia-se em factos jurídicos e verídicos.
 
Apresentação teve lugar, na última sexta-feira, 17 de Julho de 2015, na mediateca do Banco Internacional de São Tomé e Príncipe, localizada no cinema Marcelo da Veiga, na rua Presidente Samora Machel, na capital de São Tomé e Príncipe. Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe – São Tomé e Príncipe


Carlos Espírito Santo - nasceu a 17 de Abril de 1952 na ilha de São Tomé. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, Mestre em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade e doutorado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto. Foi professor catedrático na Universidade Moderna de Lisboa e após ter regressado a São Tomé e Príncipe professor visitante na mesma Universidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário