Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 15 de agosto de 2015

Angola – Desminagem no Uíge

Destruídos mais de três mil engenhos explosivos no Uíge

Os técnicos de desminagem destruíram 3828 engenhos explosivos durante o primeiro semestre do ano, na província do Uíge, anunciou esta quinta-feira, 13 de Agosto de 2015, a coordenadora-adjunta da comissão provincial de desminagem, Maria Fernandes da Silva e Silva.

A responsável, que falava na abertura da V reunião plenária provincial da Acção contra Minas, em representação do coordenador provincial, Paulo Pombolo, disse que os engenhos resultaram do trabalho realizado pelos operadores nos municípios do Bungo, Bembe e Púri, onde desminaram uma área de 110.686 metros quadrados e 39 quilómetros de estrada que liga o município do Bembe à comuna do Lucunga.

Segundo a vice-governadora, foram sensibilizadas 2175 pessoas contra o perigo de minas.

Depois de reconhecer o empenho das Organizações Humanitárias Nacionais e Internacionais que actuam nos três pilares da Acção Contra Minas, como parceiros do governo, congratulou-se com o apoio metodológico da Comissão Nacional Intersectorial, assim como pela assistência técnica que a CIVI.Pol. tem prestado à comissão provincial.

Maria Fernandes da Silva e Silva exortou na ocasião a necessidade da participação activa dos pontos focais ao nível dos sectores relevantes, com vista a alcançar os resultados preconizados pelo Executivo Angolano no quadro de desminagem que permitirá a plena circulação de pessoas e bens assim como da implementação de programas agro-pecuários.

"Realçamos que nos últimos anos, foram envidados esforços significativos na melhoria da capacidade operacional técnica e atribuindo sempre que necessário, empreitadas ao sector privado, com vista a acelerar o processo", sublinhou.

Na oportunidade, assegurou, em nome do governador Paulo Pombolo, o compromisso do governo da província, em apoiar os programas de desminagem e sensibilização à população sobre o perigo de minas e a conduta em caso de acidentes e incidentes.

Participam no encontro, o chefe do departamento de informação e análise, Manuel Buta, em representação do presidente da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária, general Santana André Pitra "Petrof", assim como, membros do governo provincial, pontos focais, administradores municipais, quadros locais do sector e parceiros sociais do governo no sector de Acção contra Minas. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário