Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Portugal – 8ª Edição do Festival do Bacalhau

De 12 a 16 de agosto de 2015, o Município de Ílhavo volta a ser o anfitrião daquele que é o maior Festival de Bacalhau do país. Durante cinco dias, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau levam ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, as mais deliciosas receitas de bacalhau, confecionadas por dez associações locais.

O “rei” da festa, claro está, volta a ser o “fiel amigo”. No entanto, ir ao Festival do Bacalhau é muito mais do que comer bacalhau – à semelhança da edição do ano passado, nos cinco dias do festival. Haverá inúmeras atividades a decorrer durante todo o dia, em diferentes locais do Jardim Oudinot e para diversos públicos.

De manhã à noite, há mais de 100 ações a decorrer, entre sessões de showcooking, degustações de vinho, azeite e sal, concursos, workshops, mostras de artesanato, exposições, visitas ao Navio Museu Santo André, atividades desportivas, como a II Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo e a VII Corrida Mais Louca da Ria. Tal como no ano passado, há um vasto programa dirigido às crianças e famílias, no Cais das Brincadeiras.

Com o pôr-do-sol chega a animação musical, num palco situado junto aos bares, onde atuam novas bandas do panorama musical português. Depois de jantar, já no palco principal, as noites serão “aquecidas” com os espetáculos de Rouxinol Faduncho, Os Azeitonas, GNR, Sérgio Godinho e Diogo Piçarra. As noites terminam com concertos intimistas e inesquecíveis no porão de bacalhau do Navio Museu Santo André e, em simultâneo, ao ar livre, nos bares do festival, que este ano servirão petiscos, como derivados de bacalhau e conservas.

Anualmente, o Festival do Bacalhau traz ao Jardim Oudinot dezenas de milhares de pessoas, sendo já um acontecimento incontornável na região e no país. O evento, que vai na sua oitava edição, contribui de forma muito relevante para a divulgação dos principais valores do Município de Ílhavo e da Região, constituindo ainda uma importante mais-valia para a dinamização da economia local. A entrada no festival é gratuita, tal como nas sete edições anteriores.

Novidades da edição 2015

Programa do Festival do Bacalhau 2015 não deixa ninguém de fora

A Câmara Municipal de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau realizaram no dia 3 de agosto, no Porão do Navio-Museu Santo André, a conferência de imprensa de apresentação do programa daquele que é o maior Festival do Bacalhau do país.

A edição 2015 segue a estratégia iniciada no ano anterior, que tinha como objetivo o reforço da dimensão cultural do festival, o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local. O programa (que segue também em anexo) mais de 100 atividades dirigidas a diferentes públicos, para realizar desde o início da manhã até à noite, nos cinco dias do Festival.

Assumindo-se cada vez mais como um evento para a família, o Festival do Bacalhau 2015 apresenta diversas novidades (enumeradas abaixo), estando mais enriquecido em termos de atividades para crianças, com showcookings dirigidos aos mais novos, de 13 a 16 de agosto. Esta ação experimental visa desenvolver o gosto pelo bacalhau entre as crianças, que podem mais tarde por os conhecimentos em prática, em casa, com as suas famílias.

Além de todas as atividades programadas, todos os visitantes têm neste Festival a possibilidade de usufruir do maior parque da Ria de Aveiro, o Jardim Oudinot, que apresenta excelentes condições para a realização de um evento como este.

Festival do Bacalhau ganha novas qualificações

A melhoria das condições físicas foi uma das apostas da edição 2015 do Festival do Bacalhau. A Câmara Municipal de Ílhavo realizou, nesse sentido, um maior investimento nomeadamente na melhoria das condições de segurança, na colocação de um piso novo nas “tasquinhas” ou no melhoramento dos WC’s.

O Pavilhão Terra e Mar, onde se realizarão showcookings, degustações, apresentações de livros e uma exposição, também será beneficiado, com a criação de uma nova tenda dedicada à mostra de artesanato (que anteriormente se realizava no pavilhão), dando assim melhores condições aos artesãos e visitantes.

O horário de funcionamento do Pavilhão Terra Mar será, este ano, alargado até à meia-noite, mantendo-se assim aberto por mais uma hora, permitindo, assim, a visita após os concertos.

Na edição deste ano mereceu especial atenção a formação de todos os colaboradores das associações, tendo para isso sido realizadas ações de formação, abordando temáticas como a segurança, empratamento, dicas de culinária, instruções de utilização de equipamentos, serviço de mesa, vinho, espumante e outras bebidas, higiene e segurança alimentar, reciclagem, entre outras.

Bares do Festival serão palco de novas iguarias

A qualificação da zona dos bares é também uma das principais novidades deste ano. O Palco Ria, contíguo aos bares, apresenta uma programação mais rica. Além dos concertos às 18h00 (com novas bandas já reconhecidas a nível nacional), realiza-se neste palco um baile folk, de 12 a 15 de agosto, às 19h30, e mais tarde, depois do concerto principal, as noites acabam neste espaço, com concertos e DJ sets de talentos locais, assumindo-se este festival como um palco privilegiado para a divulgação dos valores emergentes do município e da região.

Contudo, a nota principal nesta edição do Festival do Bacalhau vai para o seu menu, que passa a dar destaque a petiscos à base de bacalhau e conservas, que podem ser saboreados ao longo de todo o dia, tendo a Ria como cenário privilegiado.

Prémio Prato Inovação apela à criatividade

Apelando à criatividade, a Câmara Municipal de Ílhavo convidou todos os restaurantes das Associações presentes no Festival a participar no Prémio Prato Inovação, com três prémios por cada uma das duas categorias – entrada e prato principal. O concurso visa incentivar a inovação e a criação de novos pratos de bacalhau todos os anos.

Neste concurso, realizado em parceria com a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA), avaliam-se os seguintes critérios: equilíbrio/disposição, sabor, textura/cozedura, qualidade, originalidade/criatividade e composição/ingredientes, tendo sempre o bacalhau e derivados como produto base.

Mercado do Bacalhau

A edição 2015 do Festival do Bacalhau será enriquecida com a venda de bacalhau e seus derivados num novo espaço denominado Mercado do Bacalhau. Depois de saborearem o bacalhau nas “tasquinhas” e bares do Festival, os visitantes terão, assim, a possibilidade de adquirir e levar para casa bacalhau seco e seus derivados neste espaço, localizado no Pavilhão Terra e Mar.

Trata-se de uma das novidades do Festival do Bacalhau 2015, que irá trazer um maior contacto do visitante com o bacalhau. Câmara Municipal de Ílhavo - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário