Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Brasil – Porto de Santos lidera entre os latino-americanos

O Porto de Santos se mantém como o principal complexo na movimentação de contêineres da América Latina, segundo levantamentos feitos por publicações especializadas internacionais. Dependendo do ranking, ele está em 37º ou 38º lugar, entre os maiores portos neste tipo de operação.

Os resultados foram divulgados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) na passada sexta-feira, 04 de setembro de 2015.

As análises levam em conta o movimento de contêineres registrado pelo complexo marítimo no ano passado, quando foram embarcados ou desembarcados 3,68 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) nos terminais da região.

Na lista Top 100 ports, divulgada ontem pelas britânicas Lloyd’s List e Containerisation International, Santos aparece em 37º. No ranking Top 50 World Container Ports, elaborado pelo norte-americano The Journal of Commerce e publicado no último dia 20, Santos está em 38º.

A diferença se deve aos critérios adotados e aos dados obtidos pelas duas publicações. Muitas vezes, o veículo não relaciona os números de um determinado porto.

No ano passado, os levantamentos feitos pelas duas publicações apontavam Santos como o 38º complexo portuário do mundo em movimentação de contêineres. A classificação considerou o resultado de 2013, quando passaram pela região 3,44 milhões de TEU.

Tanto o ranking da Lloyd´s List e da Containerisation International como o do Journal of Commerce deste ano colocam Xangai, na China, em primeiro lugar, com 35,29 milhões de TEU. Em segundo, ambos indicam Cingapura, com 33, 87 milhões de TEU. Os complexos asiáticos dominam as dez primeiras colocações.

Segundo o diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira, a expectativa é que o Porto de Santos se destaque cada vez mais nesse ranking, diante das novas estruturas disponibilizadas para esse segmento de carga. Nos sete primeiros meses do ano, essas operações somaram 2,2 milhões de TEU, alta de 7,2%. Leopoldo Figueiredo – Brasil in ”A Tribuna”

Sem comentários:

Enviar um comentário