Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Moçambique – Paulina Chiziane apresentou o seu novo livro

“Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento” é o título da nova obra literária lançada ontem, 10 de Setembro de 2015, em Maputo, no Museu de História Natural, pela conceituada escritora Paulina Chiziane, produzida em co-autoria com a experiente curandeira Mariana Martins.

Com mais de 300 páginas, a obra que conta com o alto patrocínio da mcel-Moçambique Celular e do Banco de Moçambique, foi escrita com base numa pesquisa social realizada pela romancista, onde aprofunda assuntos relativos à intercepção entre o curandeirismo e o cristianismo.

Aliás, no prefácio, Rosita Alberto Valoi considera “Ngoma Yethu”, um arrojado "rufar que nos convida a uma reflexão, tão delicada e profunda quão premente e descomplexada, sobre dois aspectos sócio-culturais importantes, nomeadamente o cristianismo europeu e o curandeirismo africano".

Abordado momentos após o lançamento do livro, o Administrador para a Área Técnica da mcel, Arlindo Mondlane, referiu que o novo livro da escritora Paulina Chiziane não constitui o primeiro projecto dela que a operadora apoia.

“Já nos envolvemos nas outras obras anteriores, porque é uma escritora que aborda a realidade do nosso País e este tipo de iniciativas, que projectam a moçambicanidade, merecem o apoio de todos nós, particularmente da mcel”, indicou, realçando que “achamos ser pertinente abraçarmos projectos daqueles que são a voz do povo e da cultura moçambicana”, realçou Arlindo Mondlane.

À margem da cerimónia de lançamento do “Ngoma Yethu”, Paulina Chiziane explicou que a obra é um resgate à nossa identidade, à nossa História: “Somos independentes há 40 anos, e por mim, o trabalho da libertação nacional é um processo contínuo. Então todo este trabalho de ir às raízes ouvir as pessoas que lidam com as questões tradicionais, para mim foi muito apaixonante e acredito que vai contribuir para uma nova visão da moçambicanidade”, disse.

Acrescentou ter sido muito difícil procurar apoios para a obra “Por Quem Vibram os Tambores do Além”, porque as pessoas não acreditavam que o curandeiro tinha sabedoria.

“Mas a mcel me acolheu e financiou o trabalho. Devido ao sucesso desta obra tive a coragem de voltar a trabalhar novamente com uma curandeira, para aprofundar outras questões e a mcel de novo contribuiu para que o livro “Ngoma Yethu” seja acessível e recebido pelo povo”, referiu a escritora.

Paulina Chiziane iniciou a sua actividade literária em 1984, com contos publicados na imprensa moçambicana. Com o seu primeiro livro, “Balada de Amor ao Vento”, editado em 1990, tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário