Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cabo Verde - Cidade Velha contará com circuito museológico

O sítio histórico da Cidade Velha vai contar ainda este ano com um circuito museológico com informações históricas em três línguas sobre os edifícios patrimoniais e estruturas arqueológicas do Património Mundial da Humanidade

















O percurso, que será lançado no próximo dia 28, contará com 31 placas e sinaléticas com informações históricas e arqueológicas, permitindo aos visitantes dispensar guias turísticos, se assim o preferirem.

Em declarações à agência Lusa, o arqueólogo do Instituto de Investigação e Património Culturais (IIPC) cabo-verdiano, Jailson Delgado, avançou o percurso vai potenciar o turismo e o conhecimento dos edifícios patrimoniais e estruturas arqueológicas do local histórico.

Segundo o responsável, trata-se de uma "musealização do sítio", permitindo as pessoas terem acesso a informações mais detalhadas em três línguas - português, francês e inglês.

O circuito, que vai começar no Forte Real de São Filipe e terminar na Pousada de São Pedro, vai ser composto por 31 placas com informações históricas, duas com os mapas e 14 destacadas à entrada dos principais sítios, entre eles a Sé Catedral, a rua Banana, Pelourinho, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Convento de São Francisco.

"O objetivo é aproveitar o 'boom' do turismo na Cidade Velha e fazer com que as pessoas que chegam ao sítio saem com alguma informação", realçou Jailson Delgado, salientando que outro objetivo é modernizar as placas já existentes, com mais conteúdo, tornando-as mais apelativas aos visitantes do berço da cabo-verdianidade.

O percurso será lançado no âmbito do programa de atividades da segunda edição da Capital Cabo-verdiana da Cultura, realizada durante todo este mês na Cidade Velha, e enquadra-se também nas comemorações do 40.º aniversário da independência de Cabo Verde.

Além das informações no local, Jailson Delgado avançou que a base de dados poderá estar acessível para dispositivos móveis, como forma de facilitar ainda mais o acesso às informações e pesquisas em qualquer local.

"Além do circuito, vamos realizar obras em todos os monumentos, limpar os acessos, permitindo as pessoas fazer uma visita à Cidade Velha sem constrangimentos", prosseguiu, garantindo que boa parte das informações poderão estar disponíveis ainda este ano.

Também admitiu à Lusa que se trata de um projeto que poderá ser aplicado em outros sítios e monumentos históricos e arqueológicos do arquipélago.

Orçado em cerca de 9 mil euros, o percurso museológico vai ser construído pelo Ministério da Cultura, em colaboração com o IIPC, Curadoria da Cidade Velha e Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

A Cidade Velha foi elevada à categoria de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO a 26 de junho de 2009.

Descoberta pelo navegador português Diogo Gomes em 1460, foi António da Noli, italiano então ao serviço da coroa portuguesa, que deu início ao povoamento da localidade, dois anos mais tarde.

Primeira capital do arquipélago de Cabo Verde, até 1770, a Ribeira Grande de Santiago, a 12 quilómetros da Cidade da Praia, foi elevada a cidade em 1533, altura em que contava com cerca de 500 habitantes, um quarto dos atuais. In “Notícias ao Minuto” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário