Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Macau – 20ª Feira Internacional de Macau

A 20ª edição da Feira Internacional de Macau, que decorrerá de 22 a 25 de Outubro de 2015 no Venetian, integra pela primeira vez, uma “mostra de produtos e serviços dos países de língua portuguesa”, anunciou a organização.

A mostra lusófona, que ocupará uma área de dois mil metros quadrados no recinto da Feira Internacional de Macau (MIF, na sigla inglesa), contará com empresas dos países de língua portuguesa e outras 16 inscritas no Portal para a Cooperação na Área Económica, Comercial e de Recursos Humanos entre a China e os Países de Língua Portuguesa, lançado em Abril. Até 30 de Setembro, inscreveram-se neste “portal de informações”, segundo um comunicado do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), cerca de 300 utentes/compradores, o que se traduz em mais de mil produtos alimentares dos países lusófonos, 100 quadros profissionais bilingues e cerca de 40 fornecedores de serviços.

Dentro dessas 16 empresas de “fornecedores de serviços profissionais” que estarão na MIF, destacam-se, segundo o mesmo comunicado, as “de tradução, plataformas de comércio electrónico transfronteiriço e operadores do sector de convenções e publicidade”.

O IPIM salienta que esta mostra de produtos e serviços lusófonos na MIF visa promover “junto do público” os denominados “três centros” que Macau quer criar e desenvolver dentro do objectivo de fazer do território a “plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa”. Em causa estão o Centro de Serviços Comerciais para as PME da China e dos Países de Língua Portuguesa, o Centro de Distribuição dos Produtos dos Países de Língua Portuguesa e o Centro de Convenções e Exposições para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, para além do referido “portal de informações”.

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, vai marcar de novo presença na MIF deste ano e manterá encontros institucionais com as autoridades locais, segundo foi recentemente anunciado.

Os dados relativos à participação de empresas de Portugal na MIF deste ano não são ainda conhecidos, mas na edição anterior marcaram presença 96 empresas, a maior participação entre os países lusófonos.

Segundo dados revelados na semana passada pela delegada da AICEP em Macau, entre Janeiro e Julho, as exportações portuguesas para Macau ascenderam a pouco mais de 15 milhões de euros, reflectindo um crescimento de 22% face ao período homólogo do ano passado e em linha com os últimos anos cinco anos. Em sentido inverso, nos primeiros sete meses do ano, Portugal comprou a Macau mercadorias avaliadas em 350 mil euros, um número que traduz uma “quebra substancial”.

“O que importamos são particularmente máquinas e, portanto, este valor pode ainda não ter um impacto muito importante. No final do ano é que teremos que ver se entretanto recuperou ou se a tendência é para manter. Normalmente recupera, mesmo com as nossas exportações”, disse Maria João Bonifácio.

O IPIM indicou ainda que o Fórum para o Comércio e o Investimento Internacionais, “um dos mais importantes eventos no âmbito da MIF, terá lugar na quinta-feira, com a participação de “altos quadros de governos equiparados a ministros, especialistas e académicos”, provenientes do Interior da China e dos países lusófonos, que irão debater diversos temas, incluindo as oportunidades associadas à estratégia “Uma Faixa, Uma Rota”.

A lista de oradores inclui o Secretário para a Economia e Finanças da RAEM, Lionel Leong, o vice-presidente do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China, Yin Zonghua, o vice-presidente da Federação Nacional de Indústria e Comércio da China, Xu Guanju, o vice-ministro do Comércio, Indústria e Ambiente de Timor-Leste, Filipus Nino Pereira, o secretário de Estado do Plano e Integração Regional da Guiné-Bissau, Degol Mendes, o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, e o presidente da Associação Comercial de Macau, Ma Iao Lai, entre outros. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário