Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Macau - Restaurada escola Leng Nam

As paredes exteriores da Escola Leng Nam foram sujeitas a trabalhos de reparação que conciliaram materiais originais e técnicas tradicionais, numa acção promovida pelo Instituto Cultural para proteger o edifício de interesse arquitectónico





















O Instituto Cultural (IC) concluiu com sucesso os trabalhos de reparação das paredes exteriores da Escola Leng Nam, instalando um sistema de monitorização, prevenção e tratamento de formiga branca por forma a proteger de modo “mais efectivo” aquele imóvel que foi construído em 1921 e integra a lista de edifícios de interesse arquitectónico.

Originalmente denominado como Vila Alegre, o edifício, que apresenta um estilo clássico e design ecléctico, chegou a ser uma das três grandes residências privadas da Colina da Guia, destacando-se nessa zona da cidade há quase um século, sublinhou o IC, em comunicado. No entanto, nos últimos anos, as paredes exteriores começaram a escamar, surgiram fendas e multiplicou-se o número de formigas brancas no interior das salas, representando um risco de segurança.

Iniciados no período das férias de Verão, os trabalhos de reparação foram levados a cabo pelo IC com “materiais originais e técnicas tradicionais, a fim de salvaguardar com o maior rigor a autenticidade do edifício, restaurando os seus delicados detalhes ornamentais e reforçando a prevenção e tratamento de formiga branca”.

Numa primeira fase, a equipa do organismo verificou em detalhe o estado das paredes exteriores, “utilizando novos materiais por forma a eliminar os erros do passado revelados por essa análise, como má ventilação, grãos de cimento e tinta de látex com efeitos nocivos à preservação dos tijolos das paredes exteriores”. Posteriormente, foram reparadas as paredes exteriores, tendo em conta o desenho e materiais originais e utilizando areia cinzenta, para garantir a ventilação, e tintas minerais que permitirão a manutenção estável da cor.

Além disso, as decorações em barro nas paredes, que sofreram com a erosão provocada pela chuva e pelo vento, foram reparadas com o recurso a matérias-primas e técnicas tradicionais. Além disso, o IC reforçou as decorações cuja aparência ainda não foi afectada, através de materiais compatíveis com boa permeabilidade e aderência.

O organismo salienta que, além da cooperação activa de equipas de engenharia, estes trabalhos contaram com o apoio activo da escola. In “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário