Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Portugal – No cruzamento das redes de globalização

Os portos e a Economia do Mar são "um caminho vital para o futuro" de Portugal "na construção de um espaço geoeconómico atlântico".

Ideia defendida por António Costa Silva, presidente do grupo Partex Oil and Gas, na intervenção de fecho da conferência "Desafios do Mar Português", organizada esta quarta-feira pelo Centro de Investigação e Estudos do Mar (CIEMar), em Ílhavo.

O gestor da companhia petrolífera portuguesa propriedade da Fundação Calouste Gulbenkian projetou "uma visão para Portugal" no século XXI que deve ter em conta "a centralidade atlântica do País no cruzamento das redes energéticas, comerciais, financeiras e outras" para moldar o desenvolvimento económico.

Nesse contexto, o presidente da Partex defendeu a importância de Portugal aproveitar como "âncora" os recursos da sua Zona Económica Exclusiva (ZEE), mas também uma "política de alianças" e a "interação com o hinterland", através das redes europeias de transportes, as redes comerciais e do conhecimento.

90 % do comércio mundial já se faz pelo mar, colocando os oceanos como eixo central no enquadramento geopolítico, com efeitos na globalização e luta por recursos.

Costa Silva perspetiva, por isso, "um novo papel da Bacia Atlântica que está a reemergir" devido a descobertas energéticas das últimas décadas e do potencial das ZEE, em particular a de Portugal.

Cerca de 90% dos recursos offshore descobertos no planeta estão localizados no oceano Atlântico (Brasil, Angola têm papeis fundamentais no Atlântico Sul), onde existem 30% do petróleo e 35% de gás.

"Com o declínio do preço do petróleo alguns destes projetos que são caros estão congelados ou adiados, mas vão retornar porque o consumo de energia vai aumentar" disse o gestor e especialista da área energética, sublinhando, por isso, a necessidade de desenhar "uma estratégia multidimensional" para aproveitar as oportunidades, assumindo os portos e a Economia do Mar "uma centralidade incontrolável".

Discurso direto

"Possíveis futuros? Portugal precisa de um grande hub portuário, polivalente. Atenção aos grandes navios (...). Portugal tem de ficar agregado às redes transeuropeias de transporte. Portugal tem de ficar ancorado à sua ZEE. Temos recursos (...). A mineração do espaço marítimo será incontornável. Se não o fizermos, outros farão em outras partes do mundo" - António Costa Silva, presidente do grupo Partex.

"Devemos mapear os nossos recursos, é uma função de soberania. Existe interesse e potencial em explorar no offshore. Vamos perfurar para saber se existe gás no Algarve, com regras claras e eficazes". In “Notícias de Aveiro” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário