Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Moçambique – Camponeses de Cabo Delgado têm acesso ao crédito

Camponeses e comerciantes agrícolas da província de Cabo Delgado e não só, poderão, num futuro breve, ter acesso ao crédito bancário para o incremento das suas actividades, numa iniciativa a ser levada a cabo pela Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM), em parceria com instituições bancárias nacionais.

Segundo explicação do Presidente do Conselho de Administração da BMM, António do Rosário Grispos, a instituição que superintende vai facilitar o processo, fazendo com que os camponeses e comerciantes rurais recebam um certificado de depósitos no acto de armazenamento dos seus produtos nos silos existentes em todas as províncias, documento que poderão usar como termo de garantia de acesso aos créditos.

Na óptica de Rosário, a iniciativa irá igualmente permitir a gestão eficaz do risco nos mercados agrícolas, melhorar a segurança alimentar, entre outras vantagens.

Esclareceu que o certificado de depósito é um instrumento que os intervenientes podem apresentar aos bancos como garantia para a obtenção de crédito que, de acordo com suas palavras, irá impulsionar o trabalho dos camponeses e outros produtores através da expansão das suas áreas de cultivo.

“Muitas vezes os agricultores não ganham muito dinheiro na venda dos seus produtos porque fazem-no em períodos de maior oferta. Se o camponês conseguir guardar os produtos nos silos já existentes, ele terá a oportunidade de vender a preços um pouco mais competitivos em tempos de escassez dos produtos. Esta será a vantagem” – afirmou Rosário Grispos.

Em Cabo Delgado, a BMM possui silos em Ancuabe, concretamente na localidade de Nanjua. De acordo com o PCA, António do Rosário Grispos, em todo o país a BMM tem um total de 50 mil toneladas de milho, feijões e gergelim armazenados.

Da quantidade atrás mencionada, os silos de Nanjua contribuem com 500 toneladas daqueles produtos.

Estes dados foram avançados durante o seminário de divulgação do plano estratégico da BMM, realizado há dias, na cidade de Pemba, evento que reuniu potenciais empresários da área de comercialização agrícola, camponeses e outros intervenientes agrários.

Falando durante a cerimónia de abertura do encontro, Grispos explicou que a BMM pretende ser uma plataforma de negócios onde vários intervenientes, desde agricultores, associações de camponeses, comerciantes e agentes económicos e afins, irão encontrar-se uns aos outros para vender e comprar produtos agrícolas, sobretudo cereais, leguminosas e oleaginosas. In “Notícias Sapo” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário