Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Portugal – Armador MSC regista navios na Madeira

MSC Isabelle
O segundo maior armador mundial, a Mediterranean Shipping Company (MSC), optou recentemente por inscrever dois dos seus porta-contentores no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). É mais um sinal da competitividade que este segmento do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) ganhou nos últimos meses.

“MSC Isabelle” e “MSC Jenny” são as duas unidades que passam a arvorar a bandeira portuguesa e o nome Madeira no casco. No entanto, prevê-se um reforço da aposta da MSC no registo de navios da Madeira, com a inscrição de mais quatro navios.

É uma opção que deixa a SDM satisfeita. “A decisão da MSC e a opção pelo Registo Internacional de Navios da Madeira é resultado do esforço e do trabalho da SDM e dos seus parceiros, bem como das recentes alterações legislativas adoptadas pelo Governo Regional e pelo Governo da República, que vieram reforçar a competitividade do MAR”, refere a empresa que detém a concessão do CINM, que recorda o crescimento que o registo da Madeira tem conquistado nos últimos anos.

O terceiro maior registo da UE

O MAR é hoje o quarto maior registo de navios da União Europeia no número de navios e o terceiro em termos de tonelagem de arqueação bruta. A SDM conta consolidar esta posição a médio prazo.

De acordo com os dados mais recentes, relativos ao final do primeiro semestre de 2015, há 377 embarcações registadas no MAR, mais 52 do que em Dezembro de 2014. Em relação ao semestre homólogo do ano passado, a arqueação bruta dos navios de comércio praticamente duplicou (de 3.488.005 toneladas para 6.487.866 toneladas), o que reflecte um aumento significativo da dimensão dos novos navios registados. Por outro lado, a idade média dos navios diminuiu de 13,82 para 11,96 anos. A SDM assinala que esta é “uma das médias mais positivas da União Europeia e que coloca o MAR ao nível dos registos marítimos internacionais de maior qualidade”.

MSC Jenny
A empresa concessionária considera que a evolução positiva do MAR nos últimos anos “confirma o acerto da estratégia seguida pela SDM no que respeita ao desenvolvimento e promoção do Registo Internacional de Navios da Madeira e consolida a sua posição internacionalmente”. Por outro lado, entende que “o aumento da competitividade do Registo assegura um contributo muito concreto para o desenvolvimento da ‘economia do mar’, tanto na Região como no país, traduzindo-se num conjunto de efeitos directos e indirectos importantes, nomeadamente na criação de postos de trabalho, tanto em terra como nos navios; na promoção do nome Madeira, no desenvolvimento dos mais variados serviços de apoio, na atracção de receitas e na defesa de um papel prestigiado de Portugal nos organismos internacionais relacionados com o sector.

Conforme já fizemos referência, a MSC é a segunda maior companhia de navegação mundial. Na sua frota conta com diversas classes de navios, mas aqueles que mais fazem escala na Madeira e que também lhe dão notoriedade são os paquetes.

É de assinalar que o maior armador mundial, a Maersk, também tem diversos navios inscritos no Registo Internacional de Navios da Madeira. In “Diário de Notícias da Madeira” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário