Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Internacional – Os mosquitos transmissores do vírus Zika

O vírus Zika, com origem em África, é uma doença tropical rara que se espalhou rapidamente por toda a América Latina causando um grande surto no Brasil e está a desenvolver-se por outros países da região rumando ao norte da América. O vírus é transmitido pela picada do mosquito do género Aedes aegypti.

Para a população em geral, o vírus é muito perigoso e está a causar danos cerebrais em milhares de crianças no Brasil, em particular, o Zika está a causar microcefalia fetal.

Apresentação:

O mosquito vive em lugares escuros e em comunidade, têm linhas curvas brancas no dorso e pernas listadas também de branco, as fêmeas têm um zumbido semelhante às moscas.

Sintomas:

Dor de cabeça e febre ligeira, conjuntivite, dores musculares e articulares, erupção cutânea com início na parte superior do corpo, cansaço e diarreia. Os sintomas podem começar entre 2 e 7 dias após a picada do mosquito.

Tratamento:

Não há vacina ou medicamento específico contra o vírus. O tratamento consiste em repouso, beber líquidos e medicamentos contra a febre e a dor. A Rússia e o Canadá estão a desenvolver uma vacina.

Prevenção:

Deve-se usar repelentes e roupa que tape a pele. Evite expor recipientes de água ao ar, para não transformar-se num viveiro de mosquitos.

Onde está actualmente a desenvolver-se:

O vírus Zika surgiu no Brasil em maio de 2015 espalhando-se rapidamente por toda a América Latina, excepto o Chile, protegido pelo deserto de Atacama e pela Cordilheira dos Andes, que fazem de barreira à sua expansão e América do Norte com exclusão do Canadá devido às baixas temperaturas existentes no Inverno.

Origem:

O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 no Uganda, na floresta de Zika, detectado num macaco rhesus durante um estudo sobre a transmissão da febre amarela. Exames confirmaram a infecção em seres humanos no Uganda e Tanzânia em 1952, mas somente em 1968 foi possível isolar o vírus, com amostras colhidas na Nigéria. Diversas análises genéticas demonstraram que existem duas grandes linhagens do vírus: a africana e a asiática. Baía da Lusofonia

Aceda a informação oficial sobre a doença por vírus Zika aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário