Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 30 de janeiro de 2016

São Tomé e Príncipe - Fundo Global financia o país para combater paludismo

São Tomé - O Fundo Global acaba de disponibilizar mais de 5,7 milhões de dólares a São Tomé e Príncipe visando o combate ao paludismo no período de 2016 e 2017 – anunciou hoje o representante deste organismo em São-Tomé.


José Veigas, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em São Tomé e Príncipe disse que o montante posto à disposição pelo Fundo Global é gerido pelo próprio (PNUD) conjuntamente com o Centro Nacional de Endemias (CNE) são-tomense.

O representante do PNUD disse que a verba será afecta aos programas de pulverização, mobilização comunitária sobre a aplicação de produtos nos domicílios, campanhas de comunicação e formação dos médicos e auxiliares de saúde.

“O representante considera de “sucesso” o trabalho feito até agora pelas autoridades sanitárias são-tomenses no domínio da erradicação do paludismo, actualmente com uma baixa prevalência a rondar 0,5 por cento.

Há 10 anos que São Tomé e Príncipe recebe as subvenções do Fundo Global, disse o responsável tendo sublinhado que o programa do governo de São Tomé e Príncipe, particularmente o ministério da saúde tem contribuído de forma relevante na erradicação do paludismo no arquipélago.

O Fundo Global é o principal financiador do programa de luta contra o paludismo no arquipélago, seguindo-se o governo taiwanês que financia anualmente cerca de um milhão de dólares na pulverização. In “Agência Noticiosa de São Tomé e Príncipe” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário