Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Alemanha – Porta-contentor CSCL Indian Ocean tem hoje nova tentativa para desencalhar

O porta-contentor CSCL Indian Ocean registado em Hong Kong e propriedade da companhia de navegação chinesa China Shipping Container Lines vai tentar, mais uma vez, libertar-se do encalhe no rio Elba.

O CSCL Indian Ocean encalhado no Rio Elba

Hoje, 09 de Fevereiro de 2016, aproveitando uma maré cheia favorável, o porta-contentor depois de removido a maior parte do combustível, com o apoio das equipas de salvamento, onde estão duas dragas que têm aprofundado o canal circundante, vai tentar desencalhar e prosseguir a parte final do seu percurso entre os portos de Felixstowe e Hamburgo.

O navio de quase 400 metros além de ter tido uma falha energética, perdeu uma âncora de estibordo e cerca de cem metros de corrente, situação que não comunicou às autoridades locais.

O acidente que ocorreu no passado dia 03 de Fevereiro vem alertar as autoridades marítimas das acessibilidades dos portos em zonas interiores, principalmente em leitos de rios, onde estes navios têm dificuldades em manobrar, devido a acumulação de inertes, reduzindo os canais de navegabilidade a estes mega porta-contentores de cerca de 20000 TEU. Baía da Lusofonia


Sem comentários:

Enviar um comentário