Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Brasil - Museu da Língua Portuguesa leva exposição itinerante para interior de São Paulo

Depois de passar por sete cidades entre 2013 e 2014, a exposição itinerante Estação da Língua, do Museu da Língua Portuguesa, chega à cidade de Araraquara no dia 4 de março.

A exposição faz parte das atividades desenvolvidas pelo museu que, em dezembro do ano passado, teve as instalações destruídas por causa de um incêndio.

Nos anos anteriores, a exposição itinerante recebeu quase 70 mil visitantes em Santos, Registro, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo. Assim como o museu, a Estação da Língua enfocará na interatividade e na tecnologia.

Em Araraquara a exposição ficará no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no Centro. O destaque da mostra fica com o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do estado de São Paulo.

“Continuamos a nossa missão bem-sucedida de aproximar o conteúdo do Museu da Língua Portuguesa das pessoas em todos os cantos. Estamos muito realizados em dar continuidade a essa viagem que é recebida com entusiasmo pelo público em suas paradas”, disse o diretor do museu, Antonio Carlos Sartini.

A Estação da Língua abriga projeção de breves textos literários especialmente escolhidos para a itinerância. Em um ambiente imersivo, três frases promovem o início dessa viagem pela história da língua portuguesa: “Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma”, de Fernando Pessoa; “Penetra surdamente no reino das palavras”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Como é que chama o nome disso”, de Arnaldo Antunes, foram interpretadas pelos atores Paulo Betting, Julia Lemmertz e Deborah Evelyn. Painéis de LED vermelho reproduzem o que está sendo ouvido.

O visitante terá acesso ainda a terminais com telas sensíveis ao toque que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

A exposição também conta com um painel em forma de quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro.

A exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa segue pelo interior do estado de São Paulo e, partir de 2 abril, estará em Pirassununga, a 208 km da capital. In “Mundo Lusíada” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário