Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Portugal – Grupo Aquinos, “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

Grupo Aquinos – Parque Industrial de Sinde
Com 30 anos de existência, o Grupo Aquinos é hoje uma referência na produção de sofás e colchões. Sediado no Parque Industrial de Sinde, concelho de Tábua, ocupa atualmente o quarto lugar no “Top 5” mundial do setor em que labora.

Fruto do empreendedorismo, know-how e vontade de três irmãos, os Aquinos são hoje o principal motor da economia da zona centro.

História

Fundado a 15 de março de 1985, o Grupo Aquinos é hoje uma referência na indústria do mobiliário.

Carlos Aquino agraciado como Comendador
Carlos Aquino, Presidente do Conselho de Administração, e os seus irmãos, Jorge e António José, trabalhavam numa pequena empresa de produção de sofás em Tábua. Desde pequeno que Carlos ambicionava construir o seu próprio negócio. Convidou os dois irmãos e recorrendo a capitais próprios e pequenos financiamentos fundaram a empresa, tendo esta iniciado atividade com apenas 6 pessoas.

Atualmente o Grupo é o maior empregador privado da região centro, com cerca de dois mil postos de trabalho, distribuídos entre o Parque Industrial de Sinde (Tábua) e o Parque Industrial de Oliveirinha (Nelas).

O Grupo Aquinos integra, além da Aquinos S.A., Novaqui, Clibed, Eurotábua e Gofoam.

Carlos Aquino foi recentemente agraciado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, como Comendador da Ordem de Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial, um reconhecimento de 30 anos de trabalho e dedicação.

Investimento

Ao longo destes 30 anos, o Grupo tem apostado num crescimento sustentado e equilibrado. Os investimentos realizados são direcionados para o crescimento industrial, através da criação de novas entidades industriais.

Nos últimos 5 anos, a empresa investiu cerca de 80 milhões de euros. Em 2015, foi inaugurada uma nova unidade de produção em Nelas e uma fábrica de produção de espuma no Parque Industrial de Sinde. Esta última representa um investimento de 20 milhões de euros. Foi ainda iniciada a construção de um novo pavilhão, no Parque Industrial de Sinde, destinado a produção e armazenamento, que se encontra neste momento em fase de conclusão.

No final do ano transato, o Grupo adquiriu 51% do capital do congénere francês Cauval, tendo opção de compra da totalidade do grupo, cujo volume de negócios ascende a 380 milhões de euros e opera em França, Alemanha, Itália, Inglaterra e China.

Alguns indicadores

A aposta na forte capacidade produtiva e a rápida disponibilização de stocks, graças ao elevado espaço de armazenamento, têm sido fatores decisivos no estabelecimento de relações com clientes. Tudo o que é necessário para produzir um sofá está concentrado no Parque Industrial do concelho de Tábua. O produtor de sofás e colchões assegura a produção das matérias-primas mais críticas necessárias para o produto final, excetuando-se a pele, que tem de ser importada. O Grupo tem procurado atrair para Portugal a produção dos materiais necessário, mas nem sempre é possível.

Tal como mencionado anteriormente, o elevado espaço de armazenamento tem sido um fator importante. Tudo isto é permitido através de um armazém inteligente, com capacidade para 40 mil sofás (capacidade que a gestão do Grupo pretende duplicar em breve) e 90 mil colchões.

A produção concentrada e a disponibilização imediata de stocks permitem dar uma resposta rápida ao mercado, tendo valido ao Grupo a presença na cadeia de lojas da Conforama e do IKEA, dois dos seus clientes mais importantes.

A exportação tem um peso de 90% na faturação da empresa, sendo França e Espanha os principais mercados de destino. Estão também presentes em África e na América, ainda que de forma menos expressiva que a verificada nos mercados europeus.

A unidade de produção localizada em Nelas produz exclusivamente para exportação. Atualmente o Grupo Aquinos é responsável por cerca de 14% das exportações nacionais no setor do mobiliário, ascendendo o volume de negócios anual a 125 milhões de euros.

Futuro

O constante desafio do Grupo Aquinos passa por se manter na linha da frente da indústria do mobiliário estofado, apostando fortemente na qualidade, no design, na inovação técnica e tecnológica e no serviço aos clientes.

A gestão do Grupo pretende, nos próximos anos, levar a cabo alguns projetos, sempre direcionados para a exportação. A qualidade e a excelência são valores basilares da empresa, que continuará atenta às necessidades dos clientes e à evolução tecnológica, tendo sempre em conta a formação e motivação dos seus colaboradores, a melhoria das condições de trabalho e a proteção do meio ambiente.

No futuro pretende continuar a afirmar-se como uma entidade empresarial de referência e sucesso, baseada num crescimento sustentável, contribuindo para a expansão e dinamização da economia local e nacional. Ana Fortunato e Tânia Fortunato - Portugal

 “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” - Fernando Pessoa

_____________________________________________
Ana Rita Fortunato e Tânia Fortunato - Mestres em Economia Financeira pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Email: arfortunato24@gmail.com

Vista aérea do Parque Industrial de Sinde (anterior à construção do pólo da Novaqui, da fábrica da espuma e do novo pólo de produção).
Grupo Aquinos

Sede
Zona Industrial Sinde Coimbra, Tábua Portugal
Telefone: 235710210
Fax : 235710214

Email: aquinos@aquinos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário