Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Guiné Equatorial – Assinatura para a criação do Instituto de Formação da CPLP

Ignacio Milam Tang, Vice-Presidente, Diretor de Assuntos Presidenciais, representou na passada terça-feira, 05 de Abril de 2016, o Presidente da República, Obiang Nguema Mbasogo, na assinatura do acordo para a criação do Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (IF-CPLP) na República da Guiné Equatorial.

A assinatura do documento ocorreu na sede da Presidência do Governo, estando presente o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Chefe de Relações Internacionais e Cooperação, Agapito Mba Mokuy e o Vice-Presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial da CPLP, Mário Costa.


O acordo, que foi assinado na presença do Primeiro-Ministro, encarregado da coordenação administrativa, Vicente Ehate Tomi, acompanhado dos ministros da Agricultura e Florestas e do Trabalho, Planeamento e Investimento Público, enquadra-se no âmbito da cooperação entre a Guiné Equatorial e a CPLP, para fortalecer os laços de cooperação e clima de negócios entre o nosso país e esta instituição.

Depois de felicitar o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a Câmara de Bioko Agrícola e da Confederação Empresarial da CPLP, Milam Tang afirmou "o acordo que foi assinado insere-se no quadro da cooperação entre a República da Guiné Equatorial e da CPLP, o resultado da visão bem-sucedida do Presidente da República, Obiang Nguema Mbasogo, para guiar o país na integração nesta comunidade de irmãos e países amigos em Julho de 2014”.

O acordo irá fortalecer os laços de cooperação e clima de negócios entre a Guiné Equatorial e os países da CPLP, vai abrir um mercado da CPLP, com Portugal na Europa; com o Brasil na América; Timor Leste na Ásia e África através de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

A formação será fornecida aos agricultores a nível nacional através do Instituto agora criado no âmbito deste acordo, com o aumento da produtividade, a criação de emprego e a oferta de cursos em língua portuguesa como outro meio de desenvolver a comunicação.

O Vice-Presidente observou, também, que o estabelecimento imediato do Instituto de Formação deve certificar produtos agrícolas do nosso país no mercado internacional. Luis Rondo – Guiné Equatorial in “Gabinete de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial”

Sem comentários:

Enviar um comentário