Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 30 de abril de 2016

Macau - Cerimónia de Encerramento do Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas dos Países de Língua Portuguesa



















Realizou-se no passado dia 28 de Abril de 2016, no Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), a Cerimónia de Encerramento do “Colóquio de Capacitação das Pequenas e Médias Empresas dos Países de Língua Portuguesa” do Centro de Formação do Fórum de Macau, ministrado pela Universidade da Cidade de Macau.

A cerimónia de encerramento contou com a presença das seguintes personalidades: Secretário-Geral do Fórum de Macau, Dr. Chang Hexi; Chefe da Delegação Comercial do Departamento dos Assuntos Económicos do Gabinete de Ligação do Governo Central da República Popular da China na RAEM, Dra. Gong Youying; Coordenador-Adjunto do Gabinete de Estudo de Política do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM, Dr. Li Yang; Cônsul-Geral da República de Angola na RAEM, Dra. Sofia Pegado da Silva; Cônsul-Geral da República de Moçambique na RAEM, Dr. Rafael Custódio Marques; Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Macau, Dr. John Lo; Secretário-Geral Adjunto (indicado pelos Países de Língua Portuguesa) do Fórum de Macau, Dr. Vicente de Jesus Manuel; Secretária-Geral Adjunta (indicada pelo Governo da RAEM) do Fórum de Macau, Dra. Cristina Morais; Reitor da Universidade da Cidade de Macau, Prof. Zhang Shuguang; Coordenadora do Gabinete de Administração do Fórum de Macau, Dra. Zhang Jie; Coordenador do Gabinete de Ligação e Delegado da Guiné-Bissau, Eng. Malam Camará; chefe rotativo do Colóquio, Dr. Rafael de Andrade e Silva Campelo; e Delegados dos Países de Língua Portuguesa junto do Fórum de Macau.

O Secretário-Geral Adjunto do Fórum de Macau, Dr. Vicente de Jesus Manuel, o Reitor Prof. Zhang Shuguang, bem como o Chefe rotativo do Colóquio, Dr. Rafael de Andrade e Silva Campelo, proferiram discursos na cerimónia de encerramento.

Trata-se do primeiro colóquio realizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau este ano. O colóquio contou com a participação de 24 formandos provenientes de câmaras de comércio e do sector empresarial respectivamente do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. A iniciativa realizou-se em Macau, entre os dias 15 e 28 de Abril.

O colóquio teve como principal objectivo disponibilizar uma plataforma de estudo e de intercâmbio para os vários participantes. Durante a estadia em Macau, foram leccionadas várias palestras temáticas e os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de realizar várias visitas de prospecção e estudo em Jiangmen e Guangzhou, participando nas actividades da “Semana Dinâmica de Macau em Jiangmen, Guangdong” e tendo ainda, no decurso da formação, realizado um intercâmbio com autoridades e empresas locais.

Durante a acção de formação, foram igualmente aprofundados conhecimentos sobre o desenvolvimento das empresas do Interior da China e de Macau e sobre a Plataforma de Serviços Económicos e Comerciais de Macau para as Pequenas e Médias Empresas dos Países de Língua Portuguesa. A formação procurou ainda elevar conhecimentos dos formandos sobre a gestão de Pequenas e Médias Empresas dos Países Língua Portuguesa, divulgando oportunidades e formas de aproveitamento da plataforma para a cooperação económica e comercial oferecida por Macau. In “Fórum Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário