Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Macau - DSEJ pondera aumentar vagas de Português

O número de vagas nas turmas de Português nos jardins de infância poderá vir a aumentar consoante a procura, revelou a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude. Como motivação o organismo aponta a necessidade de formar quadros bilingues

A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) revelou que poderá reforçar o número de vagas para aprendizagem da língua portuguesa nos estabelecimentos de ensino infantil públicos. Numa resposta ao Jornal Tribuna de Macau, o organismo garantiu que “está muito atento à formação dos quadros bilingues, por isso, se houver procura, será ponderado um aumento do número de vagas consoante a procura nas escolas”.

A garantia dos Serviços de Educação e Juventude surge depois de um cidadão se ter queixado publicamente por lhe ter sido negado o ingresso do seu filho numa turma de Português. Num programa radiofónico na quarta-feira, o residente criticou as “injustiças” nas entrevistas de admissão aos jardins de infância, já que, segundo considerou, ao invés de ser analisado o desempenho dos candidatos, os estabelecimentos de ensino estarão a dar maior relevância às famílias dos alunos.

No entanto, a DSEJ negou as acusações, salientando que são utilizados critérios de avaliação “uniformes”, não sendo tidos em conta factores como as famílias dos alunos, nem a sua cultura ou nacionalidade. Além disso, os Serviços de Educação asseguraram que o número de vagas disponíveis será ajustado consoante a procura.

Actualmente existem seis escolas públicas com ensino infantil, onde os alunos podem ter aulas em Chinês e Português, incluindo o Jardim de Infância Luso-Chinês “Girassol”, Escola Primária Luso-Chinesa do Bairro Norte, Escola Luso-Chinesa da Taipa, Escola Primária Oficial Luso-Chinesa Sir Robert Ho Tung, Escola Primária Luso-Chinesa da Flora (Secção Portuguesa) e Escola Oficial Zheng Guanying. A DSEJ indicou a este jornal que no próximo ano lectivo pretende admitir 10 turmas nas seis escolas, duas delas de Português.

Para o ano lectivo de 2016/17, 565 candidatos realizaram as entrevistas de admissão, o que perfaz 71,8% de todos os inscritos.

Nesse âmbito, o organismo refere que os estabelecimentos de ensino infantil publicaram as listas de admissão, entre sexta-feira passada e quarta-feira desta semana, sendo que os encarregados de educação devem entregar a confirmação entre ontem e a próxima quinta-feira.

De recordar que as inscrições são feitas através de um sistema de registo central, para as crianças que acedem ao ensino infantil pela primeira vez. Entre 26 de Janeiro e 25 de Fevereiro, os pais e encarregados foram notificados dos horários das entrevistas pelas escolas, que foram realizadas entre 26 de Fevereiro e 31 de Março. Viviana Chan – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário