Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 3 de maio de 2016

Angola – Lançamento do livro “Angola – Estado-Nação ou Estado-Etnia Política?”

O ex-primeiro-ministro angolano e ex-secretário-executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Marcolino Moco, apresentou esta semana o seu novo livro Angola – Estado-Nação ou Estado-Etnia Política?

A apresentação foi realizada na última quarta-feira, 27 de Abril de 2016, em Lisboa para um grupo restrito, por isso ainda será lançado para o público em geral, mas não há data marcada, segundo um comunicado da distribuidora Perfil Criativo.

Em Angola – Estado-Nação ou Estado-Etnia Política?, Moco reúne uma colecção de artigos, intervenções, entrevistas e crónicas que “podem parecer demasiado críticos em relação a um regime político”, diz o autor no epílogo. Mas não se centra nisso, o antigo governante traz propostas para uma Consituição afro-angolana com uma “reflexão sobre o futuro do país e de África”.

“Uma Constituição capaz de eliminar os medos entre os diversos grupos que teimam em afirmar-se inexistentes, mas que se entrincheiram no escuro da dissimulação para desferirem ataques desestabilizadores, uns contra os outros, em surdina, com prejuízos para a construção da nação moderna”, continua o texto.

Marcolino Moco começa por apresentar o cenário pós-colonialista, passa a analisar as correntes universalistas e de uma África antes da colonização europeia, “uma África supostamente unida nos planos axiológicos, filosófico e até institucional, para a qual se poderia regressar”, e apresenta a proposta do “Estado-nação moderno africano pós-colonial”, a “única realidade” que o autor acredita.

E a estabilização do cenário político angolano serviria “com todos os recursos e possibilidades para a ‘construção de África’, uma ideia praticamente abandonada no plano material, embora continuamente proclamada nos areópagos africanos e internacionais”, explica.

O livro está disponível nas lojas FNAC e na Loja dos Autores, da editora e distribuidora Perfil Criativo. Esta livraria online é um projecto inaugurado há um mês que conta com oito autores angolanos, entre os quais António Alberto Neto, José Maria Pimentel, Armindo Laureano.

O responsável da Perfil Criativo, Ricardo Rodrigues, disse ao Rede Angola que está previstos outro lançamento de um angolano: Autores e Escritores de Angola (1624-2015), de Tomás Lima Coelho, onde vai ser possível descobrir 1770 autores de Angola. In “Rede Angola” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário