Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Panamá - Novo Canal abre a 26 de Junho

Consórcio liderado pela construtora espanhola Sacar, responsável pela empreitada desde o seu início, em 2010, prevê entregar a obra às autoridades do Panamá já na próxima terça-feira. Inauguração está prevista para 26 de Junho de 2016.

O consórcio liderado pela construtora espanhola Sacyr prevê concluir na terça-feira, 31 de Maio, as obras de alargamento do Canal do Panamá, uma empreitada no valor de 3,2 mil milhões de euros, noticia o "Expansión".

O governo do Panamá pretende inaugurar no dia 26 de Junho esta nova estrutura de ligação entre o Atântico e o Pacífico, seis anos depois do início das obras. O antigo canal, construído no início do século XX, já atingiu a sua capacidade máxima. E a nova estrutura vai permitir a passagem de embarcações de maior dimensão.

De acordo com a mesma fonte, participaram nas obras 10 mil trabalhadores de 40 nacionalidades diferentes. Foram utilizados 4,5 milhões de metros cúbicos de betão, uma quantidade equivalente à que seria necessária para construir duas pirâmides semelhantes à de Keops, destaca o "Expansión". Foram ainda utilizadas 220 mil toneladas de aço, o equivalente ao material necessário para erguer 22 torres Eiffel.

O consórcio é liderado pela Sacyr, com 41,6%, contando também com as participações da italiana Impregilo, da belga Jan de Nul e da Cusa, uma construtora panamiana.

O Canal do Panamá é uma via fundamental no comércio marítimo internacional. É também a principal fonte de riqueza do pequeno país da América Central, gerando cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e dando emprego a mais de 13 mil pessoas. Em 2015, cerca de 12800 embarcações utilizaram o canal, gerando uma facturação na ordem dos 1,9 mil milhões de euros. In “Económico” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário