Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Brasil – Exposição de Marcelo Di Benedetto na Galeria Nicoli

A exposição [re] forma, de Marcelo Di Benedetto, apresenta obras feitas com madeira, concreto e ferros

A Galeria Nicoli recebe, até o dia 22 de julho de 2016, a mostra [re] forma, do artista paranaense Marcelo Di Benetto. A mostra, que é gratuita e aberta ao público, aborda diversos pontos de vista tomando como base a matéria prima: concreto.

Uma alusão entre o concreto e a vida, principalmente a relação entre o indivíduo e sua família, e aforma como cada pessoa se molda no decorrer do tempo, é a premissa para a primeira exposição individual de Benedetto. Com base em um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades abertas pelo uso do concreto, as referências figurativas presentes em cada obra apresentada na mostra traça um paralelo com a forma como o ser humano é capaz de se enrijecer à medida que envelhece.

Camadas de concreto armado e estruturas compostas por madeira e ferro se misturam aos registros de fotos e memórias do artista, e de sua infância, num processo que evoca técnicas de construção resgatados de lembranças da época em que Marcelo Di Benedetto acompanhava seu pai, engenheiro calculista, nas obras em que trabalhava. Partindo do mesmo princípio técnico, ele dá um novo significado àquele material, usando como combustível o eco de suas memórias.

O concreto é um material que me faz pensar na passagem da infância para a vida adulta. Somos maleáveis quando crianças e enrijecemos, petrificamos ao longo da vida”, diz o artista.

Marcelo Di Benedetto, o artista

Nascido em Maringá, PR, Marcelo Di Benedetto hoje vive e trabalha no centro de São Paulo. O jovem artista, formado em Arquitetura pela UEM/PR, e Artes Plásticas pela FAAP, começou a desenvolver seu trabalho inspirado nas memórias das visitas que fazia com seu pai, engenheiro civil, às obras. Dessa memória da proximidade com o material das construções, e dos entulhos, que seu trabalho começa a ser concebido. Seu estilo particular e técnica, podem ser facilmente reconhecidos tanto nas narrativas figuradas nas peças de concreto, quanto nos seus escultóricos móveis de design incomum e arquitetura brutalista. Trabalho de design que desenvolve na Oficina UmaUma, dupla que conta com o artista e a sua amiga e design Fernanda Barretto.

Conheça os Curadores

A mostra [re] forma conta com a curadoria de Eder Chiodetto, que é curador especializado em fotografia, Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, coordenador do Ateliê Fotô e curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP. Também integra o time de curadores Giovanni Pirelli: Nascido em Milão, vive e trabalha em São Paulo. É curador residente na Galeria Nicoli, com quem colabora desde 2015. Pirelli é também Co-diretor do Centro Cultural Experimental Marieta, no centro de São Paulo, onde realiza cursos de curadoria, música, cinema, editoria, residências artísticas, entre outros; além de conduzir como diretor a produtora Cactus.

Programão né? Então pegue sua agenda aí e separe uma data para conferir de perto, e de graça, a mostra [re] forma, de Marcelo Di Benedetto, na Galeria Nicoli. A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de julho, de segunda a sexta, das 10h30 às 18h30, e aos sábados das 11h às 16h. Endereço: R. Peixoto Gomide, 1736 – Jardim Paulista – São Paulo. In “Vá de Cultura” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário