Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Moçambique – Província de Nampula vai ter porto para pesca de atum

Nampula - O governo da província nortenha de Nampula pretende construir um porto para pesca de Atum, no âmbito das acções preliminares destinadas a operacionalizar o programa nacional de captura daquela espécie marinha de alto valor comercial.

O governador de Nampula, Victor Borges, explicou que o esboço do projecto já tem a bênção moral do governo central de Moçambique, e perspectiva-se que o porto seja erguido no distrito costeiro de Memba.

O passo subsequente vai ser o de mobilização de parceiros interessados em ajudar o governo de Nampula a angariar os fundos necessários para accionar o plano estratégico da pescaria do atum na costa de Nampula, disse Borges, citado hoje pelo Wamphula fax, jornal editado e distribuído a partir da cidade nortenha de Nampula.

Na costa de Nampula, com quase 450 quilómetros de extensão, são capturadas, anualmente, cerca de 13 mil toneladas de atum, das 20 mil toneladas que constituem o volume total pescado ao nível de todo o país.

O Atum abunda entre a costa dos distritos de Nacala-Porto e Memba e parte de Mogincual e Liupo. Nestas duas ultimas regiões, os volumes de captura não têm sido maiores, em virtude daquela espécie não figurar no cardápio das comunidades locais.

Consta que os meios usados pelos pescadores na captura do Atum pecam por serem rudimentares, sendo por isso que os volumes de produção não reflectem o potencial daquela espécie na costa da província.

No âmbito da construção do aeroporto internacional de Nacala, existe um plano de negócios que preconiza a disponibilização de terrenos para o sector privado interessado na construção de unidades de processamento do Atum destinado à exportação. In “Agência de Informação de Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário